Nesta edição do O Informativo, fomos conversar com Edilson e Claudia Zanetti, proprietários da Agência Evidence.
No mercado de propaganda, publicidade e comunicação, o casal fala dos desafios do início, da evolução do segmento e do olhar no futuro para empresas e empreendedores, quando o assunto é falar com o seu público-alvo. Confira.
O Informativo: Há quanto tempo a empresa existe?
Claudia: Nossa empresa já está no mercado há 7 anos.
O Informativo: Como foi o início da história de vocês?
Edilson: A Agência Evidence foi fundada por mim e pela Claudia. Tivemos uma visão empreendedora sobre uma oportunidade no segmento digital e audiovisual. Há sete anos atrás, quando tudo começou, não tínhamos o conhecimento do que o digital faria em nossa vida. O nosso foco inicial era na produção de vídeos e mídia off-line, quando aos poucos, percebemos em Osvaldo Cruz a necessidade de uma empresa que atuasse no meio digital, já que ele estava em crescimento.
Claudia: O começo não foi fácil, tínhamos um espaço pequeno e não tínhamos como investir em tantos equipamentos, mas aos poucos, de cliente em cliente, fomos crescendo, formando equipe e hoje estamos colhendo frutos da força de vontade que tivemos no início.
O Informativo: Qual é a importância da comunicação para as empresas?
Edilson: Acreditamos que a comunicação hoje é a base de tudo. É por meio dela que as relações cotidianas acontecem, e não seria diferente dentro das empresas. A comunicação é o que torna uma empresa conhecida, amada ou odiada. Ela é responsável por informar, vender, negociar.
Cláudia: Se uma empresa não tem uma boa comunicação, um bom marketing estabelecido, ela não alcançará os seus objetivos. Uma boa estratégia de comunicação é crucial para o fortalecimento da marca.
O Informativo: Como o mercado digital afetou o modelo tradicional de comunicação?
Cláudia: O mercado digital revolucionou o formato de comunicação. O digital permitiu as empresas estarem presentes em um espaço geográfico ilimitado, falando com um público maior e ainda com a possiblidade de mensurar e analisar dados. Os novos formatos como as redes sociais, por exemplo, vieram como um auxílio, um novo horizonte de possibilidades, dentro disso podemos citar a criação de sites, campanhas digitais, tráfego pago nas redes, google e muito mais.
O Informativo: Com as novas tecnologias, vocês acreditam que ficou mais fácil para as empresas falarem com seus públicos?
Edilson: Sim, ficou mais fácil, porém o público também ficou mais exigente. Entendemos que com a tecnologia, as empresas podem chegar em mais pessoas, mas não de qualquer jeito. Quando se trata de perfis empresariais nas redes sociais, que são um dos principais meios de comunicação, o branding é indispensável. Isso quer dizer que há todo um contexto por trás, a identidade visual, a linguagem utilizada, a criação de materiais digitais, tudo isso feito com estratégia. Então, sim, ficou mais fácil e trouxe muito mais liberdade para as empresas.
O Informativo: Na visão de vocês, quais são, atualmente, as maneiras mais eficientes de comunicar?
Cláudia: A maneira mais eficiente de se comunicar é através de um diálogo claro, objetivo e humanizado, acima de tudo, principalmente quando falamos de empresas. Em qualquer canal que você tenha público, a comunicação sendo verbal ou visual que siga um propósito, é eficiente.
O Informativo: Como é a relação da empresa com a ACEOC?
Edilson: A nossa parceria com a ACEOC vem de anos e conforme estamos crescendo e vemos nossos parceiros crescerem, ficamos felizes, e a ACEOC tem se tornado referência na nossa região.
Cláudia: A Associação é uma grande aliada dos empresários e vem fazendo muito por Osvaldo Cruz.