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Pensando Fora da Caixa – Orientações Administrativas e Financeiras

Notícias 14 de abril de 2020

Em tempos de crise temos de superar questões administrativas e financeiras que são uma decorrência natural e esperada. Para isso precisamos pensar fora da caixa, dar uns passos para traz e parar de olhar somente a “árvore” e conseguir enxergar a “floresta”.

Muito bem, Governo, BNDES divulgaram medidas macro para atenuar os problemas na economia, mas a pergunta é: O que nós estamos fazendo?

O convite que faço a vocês é o de analisar cada detalhe dos nossos negócios e/ou vida pessoal, identificando as Oportunidades e Ameaças, os Pontos Fortes e Fracos e depois refletir e definir planos de ação / metas para cada item.

Cada empresa é uma realidade distinta e particular, porem de forma geral posso descrever algumas ações que podem suavizar e muito a curva financeira negativa nas empresas.

Capital de Giro – uma análise criteriosa nesse momento quanto a disponibilidade do capital de Giro da empresa é muito importante. Muito cuidado para evitar formas fáceis que tem custos super elevados, tais como Cartão de Crédito e Cheque Especial. Fale com o gerente do seu banco e entenda que alternativas existem.

Muitas vezes o impacto pode ser minimizado se negociar com seus fornecedores, tentando alongar os prazos de pagamento. Negociar “antes” é muito importante. Lembre que todos nós podemos ser clientes e fornecedores. Todos os recebíveis fazem parte de um plano de negócio. Se você negociar com o fornecedor antecipadamente, este terá a possibilidade de ajustar seu fluxo de caixa antes de ficar comprometido.

Eliminar Gastos demasiados ou não essenciais – analisar todos os gastos de sua empresa ou pessoais e identificar quais estamos dispostos a abrir mão e quais estamos dispostos a reduzir custos e manter o serviço. Um exemplo que tive foi mudar de operadora de celular, pois o serviço prestado era muito além da minha necessidade e eles não possuíam um pacote de serviço mais adequado e barato. Fiz o mesmo com plano de saúde, trocando por uma mais viável. Podemos trocar a carne mais cara, por uma mais econômica ou ainda trocar a carne, pelo frango ou o peixe. Sabemos economizar cozinhando?   Tenho visto muitas “lives” com chefes de cozinha ensinando como aproveitar mais os alimentos e faze-los render mais.

Mudar estratégia de negócios – sabemos que muitas empresas já estavam preparadas para negociações on-line e tinham “delivery” de seus produtos e ou serviços, porem essa realidade comercial respondia por apenas 5% dos negócios. Por que não implementar na sua empresa? Busque parceiros. Um exemplo que identifiquei dentre a mudança de estratégia vem de algumas academias de ginastica fazendo treinos virtuais e outras resolveram alugar seus equipamentos para usuários que desejam manter os exercícios em casa.

Antecipar Resultados futuros – se acreditamos que a médio prazo teremos novamente receita e a curva voltará a será positiva, podemos tentar antecipar receitas criando produtos a serem vendidos no futuro e seus ganhos realizados hoje.

Um exemplo que já está ocorrendo é que existem passagens aéreas para “New York” sendo vendidas por USD 200 (ida e volta). Um preço que chega a ser 4x inferior que nos tempos antes da crise.

Outro setor muito impactado é o dos restaurantes. Aqueles que conseguiram se adaptar ou já possuem “delivery” seguem focados nessa opção, porem existem muitos restaurantes que não se enquadram para esse perfil. Que tal vender “experiencias gastronômicas” a serem desfrutadas no futuro? Faz tempo que os restaurantes usavam vendas via “Groupon” ou “Peixe Urbano” onde os compradores podiam usufruir com alguma vantagem.

Sei de salões de cabelereiro que estão vendendo pacotes onde o cliente ganha brindes se comprar um voucher hoje para usufruir depois do fim do isolamento. Um exemplo é quem compra o corte de cabelo, ganha manicure ou escova no cabelo.

Renegociar Contratos de Aluguel – independe de você ser o dono do imóvel que aluga para terceiros ou ser a pessoa / empresa que aluga o imóvel, o fato é que em momentos de crise renegociar os contratos é a forma mais sadia de evitar problemas para o locador e para o locatário. Busquem o suporte de um advogado, para incluir um aditivo ao seu contrato de locação e assim evitar problemas futuros.

Folha de Pagamento – além dos recursos que o Governo e o BNDES estão propondo, tem um outro acordo que pode e deve ser feito com os empregados e empregadores. Por que não achar um termo razoável na sua empresa? Melhor receber pouco do que ser demitido. Firmar um acordo para documentar adequadamente. Busque o auxílio de um Advogado Trabalhista e mantenha a transparência.

Parcerias – eu acredito muito em parcerias que podem começar a surgir nas empresas. Quem produz no atacado com aqueles que vendem no varejo. Quem presta serviços com quem os recebe. Existem modalidades de negócio chamadas de “performance fee” que significa “Taxa de Desempenho” nos quais são fechados contratos que serão pagos na proporção dos resultados obtidos. Será que esse modelo contrato não seria viável na sua empresa? O momento agora é estudar modelos “fora da caixa”.

Em uma Live de Marketing que assisti, foi mencionado que ainda precisamos aprender a vender e aprender a comprar nos tempos da crise. Clientes e fornecedores ainda não criaram “rotinas” / canais de vendas e isso já está ocorrendo de forma gradual e deve ser o foco de todos para enfrentar e se adaptar aos tempos de crise. Vamos nos esforçar para sair da zona de conforto e pensar fora da caixa.

  

Roberto Stricher é Consultor e Orientador Administrativo e Financeiro na ACIT e na RS Consultoria e Treinamentos

@ACITaubate

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