O comércio está otimista com a chegada do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. É o que aponta a pesquisa divulgada pela Athon Ensino Superior, encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), mostrando a expectativa de 5,5% de aumento nas vendas alusivas à ocasião. O tíquete médio de gasto deve ser de R$ 172.
Criado em 1948 pelo mercado publicitário, para ajudar a aumentar as vendas, a data foi escolhida pelo seu forte apelo simbólico por ser a véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro”. A pesquisa foi realizada no período de 27 de maio a 1 de junho de 2024. Foram entrevistados 168 consumidores, que residem em Sorocaba, distribuídos entre todas as classes socioeconômicas A, B, C e D/E.
Após a tabulação dos dados, verificou-se que 53% dos consumidores compraram presentes para as(os) namoradas(os), companheiras(os), esposas e maridos em 2023 e, neste ano, 49% deles já se decidiram pela compra; 21% seguem indecisos.
Conforme a pesquisa, 66% dos entrevistados elegeram o cartão de crédito como o principal meio de pagamento, seguido pelo cartão de débito (13%) e por PIX (18%). Quanto aos locais escolhidos para as compras dos presentes, a maioria das respostas dos entrevistados (47%) afirmou que pretende realizar em sites de comércio eletrônico e 31% em shoppings centers, seguidos por consumidores que desejam comprar nas lojas do centro e nas lojas de bairro.
Com relação aos presentes a serem adquiridos, diversos consumidores, de todas as classes socioeconômicas, vão presentear com mais de um item (lembrando que eles podiam escolher mais de um presente): 43% com itens de vestuário e acessórios, 28% com perfumes/cosméticos e 23% com chocolates/bombons. Verificou, também, que, além dos presentes, muitos enamorados (29%) vão comemorar a data fora de casa, com almoço/jantar em bares e restaurantes.
A pesquisa identificou, ainda, uma pequena mudança na ‘cultura’ do consumidor sorocabano de deixar para comprar os presentes na última hora, ou seja, a maioria (65%) afirmou que vai comprar na semana ou na véspera, percentual menor que os 85% em 2023. O mesmo comportamento também foi identificado entre aqueles que já realizaram as compras: 35% dos entrevistados afirmaram que já realizaram as compras; em 2023, este percentual foi de 15%.
O presidente da ACSO, Hygor Duarte, comemora a projeção de crescimento nas vendas. “A perspectiva de 5,5% para o Dia dos Namorados nos deixa muito animados. Acreditamos que este aumento será impulsionado por uma combinação de promoções atrativas e um consumidor mais disposto a gastar”.