Comércio mogiano tem avançado para atender às novas demandas
Um em cada dois consumidores se planeja antes de sair às compras, enquanto outros 40%, afirmam que consomem de acordo com a ocasião, aproveitando as promoções ou descontos. No Dia do Consumidor, lembrado neste domingo (15), os consumidores também têm mostrado que estão cada dia mais atentos aos seus direitos. O comércio de Mogi das Cruzes, o principal núcleo do Alto Tietê, tem acompanhado essa tendência, investindo cada dia mais e diversificando o mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, 67% dos entrevistados afirmam que conhecem o Código de Defesa do Consumidor, que neste ano completa 30 anos de existência. Além disso, 64% das pessoas já consultaram a legislação e um em cada dois consumidores reclamam quando há algum problema com o produto ou serviço adquirido. O levantamento ouviu cerca de mil pessoas entre janeiro e fevereiro deste ano.
Quando se trata de comércio, Mogi das Cruzes é lembrada pela variada gama de lojas, que se desenvolve para o futuro, sem deixar a tradição de lado. “Mogi tem o principal polo comercial da Região, com cerca de 20 mil estabelecimentos e a diversidade, com lojas dos mais variados segmentos que atuam desde o modelo tradicional até os conceitos inovadores e vendas eletrônicas”, ressaltou o presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) Marco Zatsuga.
A pesquisa revelou ainda, um novo aspecto do hábito dos consumidores, que é a preocupação com o meio ambiente. Seis em cada dez entrevistados afirmam que pensam nas práticas de sustentabilidade da marca ou do produto que consomem. Outros 68% se consideram práticos na hora de ir às compras, ou sejam, já saem de casa sabendo o que e onde irão comprar, qual a marca e o preço dispostos a pagar.
Mesmo com o período de resseção vivido nos últimos anos, boa parte dos entrevistados, que representa 57% dos consumidores ouvidos, afirma que é fiel às marcas que usa. O mesmo grupo também revelou que negocia na hora de fechar uma compra. Enquanto isso, 5% revelam que compram por impulso.
A ACMC é uma das entidades mais tradições do Alto Tietê e em 2020 completa 100 anos de fundação.