Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pesquisa avalia comerciantes e consumidores de Pompeia

Notícias 18 de maio de 2017

Eduardo Rino, do Univem, é o responsável pela pesquisa em desenvolvimento no comércio de Pompeia

Visando reestruturar o plano de atividades da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, uma pesquisa envolvendo comerciantes e consumidores será desenvolvida na cidade em parceria com o Instituto Superior de Tecnologia do Univem (Universidade Eurípides de Marília). O objetivo deste trabalho é tomar conhecimento atualizado sobre o que pensa o lojista e o cliente, neste período de elevada crise econômica no País. “Queremos saber o que pode ser feito para melhorar a nossa performance”, disse o presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao conversar com o representante do instituto, Eduardo Rino, em recente encontro realizado na sede da associação comercial.

O desejo de desenvolver uma pesquisa neste sentido é antiga, no entanto, diante da necessidade de estimular o comércio e elevar as vendas, a pesquisa se faz necessária. “Certamente com a pesquisa vamos otimizar tempo e serviço, além de descobrir onde investir e onde economizar”, acredita Rinaldo José Traskini que é favorável a realização de pesquisas constantes. “Serão 23 estudantes universitários que estarão conversando com comerciantes e consumidores, preenchendo um questionário simples e prático”, explicou a gerente administrativa da associação comercial pompeense, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que conversou com Eduardo Rino por diversas vezes até concluir o questionário que conta com apenas cinco páginas, tendo 12 perguntas para os comerciantes e apenas oito para os consumidores.

Com perguntas na maioria de múltiplas escolhas, são poucas as perguntas abertas que serão analisadas pelos especialistas. “A ideia é que a pesquisa não tome tempo, seja objetiva e que produza resultados que nos mostre algo viável a ser feito em beneficio da cidade”, comentou Rinaldo José Traskini que está entusiasmado com a tabulação das respostas para criar um plano de atividades, baseadas nos resultados. “Podemos ter surpresas e ter que rever uma série de atividade que fazemos atualmente”, disse em tom de mistério. “Ou então confirmar tudo o que estamos fazendo, havendo apenas a necessidade de pequenos ajustes”, comparou ao realizar pesquisas constantes na empresa que administra e que regularmente avalia comportamentos internos e externos.

A identificação não é obrigatória, mesmo não sendo comprometedora, porém, as perguntas variam entre assuntos como: perfil, experiência, fontes de informação, sugestão de melhorias, expectativas e atividades em desenvolvimento no comércio, entre os lojistas. “Esse tipo de pesquisa é específica”, ressaltou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que já desenvolve pesquisa de satisfação entre os associados, de acordo com a normatização ISO9001 dentro da ACE de Pompeia. Quanto ao consumidor as pesquisas variam entre: perfil, expectativas no comércio local, sugestões de melhoria, avaliações e comportamento. “Nesse caso, é a primeira vez que vamos conhecer o pensamento do consumidor pompeense”, disse em tom de grande expectativa, por ser algo pioneiro. “Tem sempre o tal do ouvi dizer”, comentou a gerente administrativa. “Desta vez será algo sério e documentado e calculado”, comentou a dirigente da associação comercial presente na entidade há mais de 20 anos.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE