Com a finalidade de apontar as preferências de compra e forma de consumo dos sorocabanos, a Associação Comercial de Sorocaba realizou uma pesquisa nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro da cidade, durante os meses de março e abril.
O estudo avaliou, por exemplo, quais são as prioridades dos consumidores após arcarem com todos os gastos essenciais. Um total de 71,3% dos entrevistados afirmaram que aplicam o que sobra em lazer e entretenimento. Já 16,4%, utilizam o dinheiro para quitar débitos com o cartão de crédito. O restante, 12,3% investem em vestuário.
Desse resultado, 57% dos homens entrevistados disseram que preferem gastar com entretenimento, enquanto 43% das mulheres estão mais ponderadas entre cartão de crédito e aquisição de roupas novas.
Mas o que motiva as pessoas a terem esse comportamento? A pesquisa revela que 32% visam substituir peças antigas, 26,2% aguardam por uma festa ou evento especial, 21,3% optam por presentear alguém e 20,5% gastam para atender a própria vaidade.
Na hora de escolher algum produto, 43,4% informaram que levam em conta o conforto oferecido pela peça. Já 30,3% compram para manter a imagem e o estilo pessoal e 26,2% para atender desejo e satisfação.
Já a escolha do local da compra está atrelado a vários fatores. O número 1, que representa 34,4% dos entrevistados, é o desconto ofertado pelo pagamento a vista. Em segundo lugar está o bom atendimento com 33,6%. Na sequência vem as liquidações, a diversidade de produtos, localização do estabelecimento, qualidade e a oferta.
Em relação ao uso da internet para fazer a compra, 53,9% responderam que utilizam esse sistema. Já 44,3% usa a rede mundial para fazer apenas pesquisas.
A pesquisa também revela que os canais de compras mais utilizados são as lojas de roupas monomarca, revendedoras ou sacoleiras, internet, lojas multimarcas e de departamento.
Ao comentar a pesquisa, o economista da Associação Comercial de Sorocaba, Rafael Muscari afirma que uma tendência observada é que além de analisar hábitos e preferências dos consumidores, o estudo possibilita compreender que parte da receita antes designada ao comércio de rua está sendo direcionada também para o comércio online. “Podemos observar que há uma necessidade de adaptação do comércio de rua para um novo perfil de consumo, que está buscando conforto e preços baixos”, completa.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados, que reúne representantes dos setores industriais, comerciais, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais de todos os portes.