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Pesquisa mostra que metade dos colaboradores estão felizes, como transformar sua empresa em exemplo

Notícias 12 de junho de 2020

Com o período de pandemia, muitas empresas precisaram pensar melhor em
algumas estratégias, tiveram também que construir uma nova imagem interna. No mundo
corporativo isso tem um nome específico, é o employer branding, seu conceito é a
construção de uma marca forte como empregadora, mostrando o quão a organização se
preocupa com seus profissionais, fazendo outras pessoas manifestem vontade de fazer
parte do quadro de empregados.
Segundo uma pesquisa do Índice de Qualidade de Vida no Trabalho, cerca de 54%
dos trabalhadores estão satisfeitos com seus empregos, outros 37% têm uma opinião
neutra sobre o posto atual. Executivos de altos cargos são os que apresentam maior
satisfação com o ofício, esse número também aumenta entre pessoas com pós-graduação.
Pouco mais da metade dos colaboradores estão felizes, e esse número atinge
diretamente no engajamento das equipes e consequentemente nos resultados de um
negócio.
Toda empresa é movida e precisa de bons rendimentos para se manter ativa, mas
também é primordial conhecer sua equipe e as demandas para tornar o ambiente favorável.
Ações como essa, tendem a diminuir alguns custos da corporação, principalmente no setor
de recursos humanos, com a retenção de talentos.
Implementação do employer branding
Quando falamos de novas estratégias, falamos também de planejamento. Para toda
e qualquer implantação, é necessário pensar em formas que o projeto possa ser instalado e
que terá a manutenção, não adianta apenas ter entusiasmo e deixar a ideia morrer pouco
tempo depois.
Outra questão é lidar com pessoas, quando tratamos de assuntos com humanos, a
atenção precisa ser redobrada, afinal, colaboradores possuem personalidades distintas e a
forma que as informações são repassadas, podem ser entendidas de maneiras diferentes.
Existem algumas ações que podem ser repensadas ou verificadas para melhorar a
marca como empregador.
? Atraia candidatos para vagas específicas e faça delas oportunidades irresistíveis;
? Trabalhe com a equipe e verifique se o ambiente de trabalho é agradável, se não,
busque melhorias. Outro ponto relevante nesta verificação é a questão estrutural e
de cultura organizacional.
Neste processo, a comunicação deve ser feita para todos os colaboradores, além
disso, ela precisa ser clara para o entendimento de todos. Procure usar uma linguagem
única, deixando de lado os níveis hierárquicos, mas lembre-se, a comunicação precisa
abranger e ser de fácil assimilação entre todos do time.
Mensurar dados também faz parte do diagnóstico e planejamento de uma marca
empregatícia, por isso, ouça ao máximo o quadro de funcionários, essa é a melhor maneira
de entender como está a reputação da empresa. Todos os pontos de vista são importantes,
desde os melhores talentos, até os mais questionadores, esses expressam opiniões e

apontam os fatores que tornam as propostas dos concorrentes mais tentadoras. Alguns dos
fatores que podemos mensurar são:
? Pacote de benefícios;
? Remuneração;
? Auxílios extras;
? Flexibilidade;
? Lideranças;
? Oportunidade de aprendizagem.
Saber qual é o seu público alvo também é interessante, tenha uma estratégia de
contratações, dê atenção especial aos cargos que elevem a produtividade e que inspire
outros funcionários a chegar a altos níveis de excelência, principalmente aqueles que lidam
com os clientes.
Coloque os colaboradores como centro das atenções, tenha a participação ativa
deles, ações como essas, pode impulsionar a imagem da companhia e mostrar para o
público o quanto sua marca é boa para trabalhar.
Use do Marketing Digital
Na era da internet, toda ajuda é bem-vinda, quando falamos de employer branding,
não seria diferente com o marketing digital. Use e abuse das redes sociais para mostrar
mais sobre o ambiente de trabalho, sobre os colaboradores e as práticas no dia a dia da
equipe.
Tenha o costume de sempre manter as páginas da empresa atualizadas e com
conteúdo atrativo, fale sobre a cultura organizacional, tenha um espaço destinado para
carreiras, divulgue comentários positivos dos contratados.
Tenha embaixadores
Nas redes sociais, uma pessoa com milhares de seguidores pode engajar muitas
outras, seja para publicidade de produtos ou serviços, por isso, muitas empresas estão
apostando nesta categoria de anúncio, esse acordo muitas vezes é feito por permutas ou
pagamento em dinheiro.
Se queremos promover o employer branding, porque não aproveitar a própria mão
de obra para divulgação na internet, além de ser postagens genuínas, atraí a atenção de
outras pessoas. Procure sempre compartilhar as publicações dos colaboradores, isso
mostra que o conteúdo que ele postou tem importância para a instituição.
Estude sobre o assunto
Não basta apenas querer implantar o employer branding, é necessário estudar sobre
o assunto e entender o impacto dentro de um negócio, por isso, a Associação Comercial e
Industrial de Campinas (ACIC), reformulou um dos principais projetos de educação, onde
esse tema é abordado.
O Programa de Formação de Gestores (PFG), será totalmente digital a partir do
segundo semestre de 2020. Com carga horária de 48 horas, divididas em 5 módulos, o
curso tem o propósito de alavancar e impulsionar a capacidade empreendedora dos
participantes, a partir de uma visão 360º e inovadora. O PFG faz parte da Escola de
Negócios.
Quer mais informações? Entre em contato conosco pelo telefone (19) 2104-9200 ou
no WhatsApp (19) 99607-7604.

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