Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Presidente da ACSP diz que BC precisa adotar “jogo cooperativo” e pede corte de 1,25% na Selic

Notícias 26 de julho de 2017

Imagem inline 1

São Paulo, 25 de julho de 2017. Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), espera que o Banco Central (BC) corte a taxa básica de juros (Selic) em 1,25 p.p. após reunião de amanhã do Comitê de Política Monetária (Copom).

“O consenso do mercado é de corte de um ponto percentual, mas o desejável é que seja de 1,25 p.p, considerando que a inflação, no acumulado dos 12 meses, já está abaixo do limite inferior da meta, como mostrou a prévia do IPCA de julho. Além disso, a recuperação econômica está mais lenta do que se imaginava”, analisa Burti. “Derrubando a Selic para 9% ao ano, o BC estimularia as vendas, a produção e a arrecadação federal, adotando um jogo cooperativo, em que todo mundo ganha. E há justificativas técnicas para isso”.

Para o presidente da ACSP, “A inflação está caindo muito mais rapidamente do que os juros. E quanto mais isso acontece maiores ficam os juros reais, o que inibe o consumo e o financiamento no setor produtivo”.

Ele comenta ainda que uma redução de um ponto não seria de todo ruim, pois o BC indicaria a intenção de prolongar o ciclo de quedas dos juros, estendendo os cortes para o início de 2018, sem interrupções. “Pode ser também uma sinalização de que o órgão monetário está preocupado com o andamento da reforma previdenciária e com a capacidade do poder público de cortar gastos”.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE