A quantidade de mulheres que começaram a empreender cresceu globalmente durante a pandemia, de acordo com dados do LinkedIn. No Brasil, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% em 2020, em comparação com o crescimento de 22% em relação aos homens que começaram a empreender no período.
Os dados da plataforma mostraram que a representação da liderança feminina nacional é de 27%, o que coloca o Brasil na 27ª posição dos países citados pela pesquisa.
O aumento de mulheres empreendedoras é visto como consequência de uma série de desafios que elas enfrentam em suas vidas profissionais. A pandemia fez com que muitas tivessem que assumir a dupla responsabilidade de trabalhar e cuidar de casa ou da família, forçando-as a buscar mais flexibilidade do que a oferecida por seus empregadores, aponta o estudo.
Referência
Quando o assunto empreendedorismo feminino entra em pauta, a Associação Comercial é referência devido aos eventos e ações que realiza há mais de 10 anos. Por meio do seu Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, promove diversos projetos exclusivos para auxiliar as mulheres nesta jornada.
“O CMEC vem com a proposta de despertar as mulheres para o mundo dos negócios e conscientizá-las sobre todas as questões que envolvem o universo feminino, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca a coordenadora Laura Brugnerotto.
O Conselho tem o objetivo de promover e fomentar o empreendedorismo e o protagonismo feminino nos negócios, no meio social e cultural, a partir de uma rede de apoio e contribuição mútua, com foco no networking, aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal por meio do autoconhecimento.
Projetos para o 2º semestre
Os encontros são realizados mensalmente, reúnem mais de 100 mulheres e são planejados pela coordenação, juntamente com um grupo de conselheiras composto por: Adriana Cruz, Andrea Valio, Angela Fiorenzo, Bárbara Pistila, Cristiane Granado, Elaine Pazini, Joanice Paula, Lucy Souza, Mary Dantas, Selma Araújo, Tatiana Holtz, Vanessa Pacheco e Wivian Zanardo.
Para o 2º semestre, Laura ressalta que o network, a comunicação, o marketing digital, o autoconhecimento, entre outros temas, serão trabalhados. “Lançamos neste mês o projeto EnCanto, onde trabalharemos a música como instrumento de distração e relaxamento para as mulheres. Além disso, focaremos em projetos sociais para estimular as entidades assistenciais de Sorocaba e Votorantim, novas ideias no âmbito cultural e muitas novidades que, certamente, vão movimentar o setor do comércio e serviços liderados por mulheres”.
Os encontros são gratuitos e divulgados através das redes sociais @acsorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 3331-1003.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.