Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Puxadas pelo Dia dos Namorados, vendas do varejo crescem 2,4% na 1ª quinzena de junho, diz ACSP

Notícias 20 de junho de 2017

Exibindo image.png

São Paulo, 20 de junho de 2017. Depois de amargar dois anos consecutivos de quedas na primeira quinzena de junho, o movimento de vendas do varejo paulistano retomou o crescimento e apresentou um aumento médio de 2,4% nos primeiros 15 dias de junho de 2017, frente ao mesmo período de 2016. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Já na primeira quinzena de junho de 2016, as vendas do comércio caíram em média 1,9% sobre igual período do ano anterior. E, em 2015, a retração foi de 3,9% na mesma base de comparação.

“O resultado de 2017 foi positivo, alavancado pelas vendas de presentes para o Dia dos Namorados”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Segundo ele, outros motivadores de compra foram o cenário de inflação e juros em queda; o salário real em alta; as quedas da temperatura (beneficiando a moda Outono-Inverno), a liberação dos recursos do FGTS e a chegada das festas juninas.

A prazo e à vista
As vendas a prazo ficaram estáveis na primeira quinzena de junho (comparação anual), com uma leve queda de 0,1%. Já as vendas à vista cresceram 4,9%. “Predominaram presentes de menor valor, que são fortemente representativos na época do Dia dos Namorados”, diz Burti.

Variação mensal
Em junho de 2017 sobre o mês anterior, as vendas subiram em média 19,8% (22,1% a prazo e 17,5% à vista). O resultado é usual e indica que o Dia dos Namorados é uma data comemorativa em ascensão. No ano passado, por exemplo, as vendas cresceram em média 17,5% no mesmo período.

Projeção para o mês
Os indicadores de movimento de vendas em SP não podem ser projetados para o mês todo porque após a data, o mercado tende a se enfraquecer; o mês tem menos dias úteis do que maio; e as denúncias políticas podem abalar a confiança do consumidor.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.

Exibindo image.png

 

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3961


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE