Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Reunião dos vice-presidentes da Facesp debate a participação das ACs no dia a dia da cidade

Notícias 30 de outubro de 2019

A reunião dos vice-presidentes das Regiões Administrativas (RAs) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) - que deu início ao 19º Congresso da Facesp, foi marcada pelo debate em torno da necessidade das Associações Comerciais participarem do dia das cidades e, assim, estarem mais presentes na vida dos municípios. 

“A comunidade precisa ver a Associação Comercial como o palco ideal para se discutir os assuntos de interesse da sociedade”, afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto. 

Eduardo Molina, gestor de Competitividade e Relações Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), detalhou como a entidade tem desenvolvido a filosofia de cidadania empresarial. “Criamos um conselho de acompanhamento legislativo que avalia todas as leis propostas na Câmara de Vereadores e os impactos que elas podem gerar no empresariado e comércio”, afirmou. “Se necessário, realizamos audiências públicas e acionamos demais entidades representativas para que possamos juntar forças e, assim, reivindicar a revisão do projeto”, revelou. 

Molina contou que a Acirp criou um boletim licitatório, que oferece oportunidades de negócios aos associados. “Outra ação importante foi a criação de um órgão social, que passou a contribuir com, por exemplo, a aplicação de políticas sociais de álcool e droga”, contou o gestor. 

A cidadania empresarial incentivada em Ribeirão Preto por meio da Acirp possibilitou que a classe empreendedora do município tivesse participação direta nas discussões sobre a atualização do Plano Diretor e dos Códigos de Obras e Sanitário, além de exigir e acompanhar o trabalho de fiscalização do comércio ambulante e das “feirinhas da madrugada”. “Todo assunto sensível ao empreendedor, a Acirp busca estar presente”, afirmou Molina. 

FEIRA VIRTUAL DA FACESP

Temas relacionados ao Comitê Gestor da Boa Vista SCPC também foram abordados, assim como o impulsionamento do comércio exterior no Interior do Estado.

“Vamos levar as grandes companhias do mundo e as missões empresariais internacionais para conhecer o nosso Interior, além disso, estamos criando uma feira virtual, com a chancela da Facesp, para impulsionar a venda e a exportação de produtos brasileiros”, afirmou Farid Murad, diretor vice-presidente para assuntos de comércio exterior da Facesp. 

Participaram do encontro: Natanel Miranda dos Anjos, superintendente-geral da Facesp; Roberto Mateus Ordine, diretor vice-presidente secretário da Facesp; Ary Russo, diretor vice-presidente da Facesp; e Abdo Hadade, diretor vice-presidente da Facesp. 

Os VPs presentes:  Giacinto Cosimo Cataldo (RA 1), Vera Lúcia Alves da Rocha (RA 2), William Cotrim Paneque (RA 3) , Moacyr Correa Felix (RA 4), Eliseu Braga Chagas (RA 5), José Antônio Saud Júnior (RA 6), Adriana Flosi (RA 7), Elton Vilela de Moura Monteiro (RA 8), José Alberto Cépil (RA 9), Ernesto Melo Bonilha (RA 10), Francisco Carlos Júlio Pinghera (RA 11), Patrícia Aparecida Rossi (RA 12), Maurício Pazian (RA 13), Antonio Carlos Parise (RA 14), Adriano Luiz Martins (RA 15), Ricardo Anderson Ribeiro (RA 17), Jose Janone Junior (RA 18), João Carlos Cheade (RA 19), e Felipe Daniel Fernandes Garcia (RA 20). 

O 19º Congresso da Facesp é realizado no Tauá Hotel Atibaia e segue até sexta-feira (01/11). Mais informações: www.congressofacesp.com.br. 

Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE