Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Rio Preto realizou um projeto de incentido ai empreendedorismo de 24 a 27/05

Notícias 01 de junho de 2017

A “Terra de Oportunidades” vai se tornar “Cidade Empreendedora”. Este é o principal objetivo do projeto Empreende Rio Preto. Para incentivar o empreendedorismo e a qualificação profissional no município, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, uniu-se às principais entidades do empreendedorismo para oferecer cursos, palestras, workshops e serviços de orientação para quem quer empreender, para quem quer se qualificar e para aqueles que já empreendem.

Fazem parte do time entidades como Acirp, Sebrae, Senai, Sesi, Fatec, Senac, Movimento Startup Rio Preto, Banco do Povo Paulista e a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. Todos os parceiros estarão na praça Dom José Marcondes entre os dias 24 e 27 de maio, oferecendo uma série de cursos e treinamentos gratuitos.

“Recebi a missão do prefeito Edinho para criar um ambiente empreendedor na cidade e então elaboramos o Empreende Rio Preto que compreende uma série de ações com o intuito de transformar o município em uma verdadeira ‘Cidade Empreendedora’. Nesta primeira etapa, serão prestados serviços de capacitação, orientação profissional e de formalização, como o MEI e o SUPERMEI. Também teremos uma série de orientações na pratica para aquele que quer empreender”, afirmou o secretário de Desenvolvimento de Rio Preto, Liszt Abdala.

Beneficiando diretamente tanto aquele que deseja ser dono do próprio negócio, quanto àquele que quer aperfeiçoar sua atividade dentro do ambiente de trabalho”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Liszt Abdala.

O presidente da Acirp, Paulo Sader, falou sobre a participação da instituição no Empreende: “A Associação Comercial tem como premissa o suporte ao empresário e todo o apoio necessário no encaminhamento para aquele que quer empreender. Uma ação como essa abraça essas duas vertentes, e podemos oferecer as ferramentas necessárias para que esses dois públicos se capacitarem e atendam as demandas do mercado, rumo ao sucesso. Rio Preto tem força, vocação e oportunidades para ser reconhecida na região e no país como um polo empreendedor. Ao incentivar a qualificação, a busca pelo conhecimento e pelo aperfeiçoamento, acabamos por promover melhorias no ambiente de negócios que mais do que nunca é colocado à prova todos os dias”, afirmou.

Confira as atividades que cada um dos parceiros programou para o “Empreende Rio Preto”:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo:

• Coordenação do evento

• Oferta de linha de crédito pelo Banco do Povo podendo realizar o contrato no local

• Os atendimentos serão realizados individualmente conforme ordem de chegada.

ACIRP

• Conversa com Presidente: durante meio período, em todos os dias, um dos representantes do Corpo Diretivo da entidade estará disponível para uma conversa direta com a pessoa interessada em ter noções da economia da cidade, sugestões de empreendedorismo para o seu negócio e sua atividade profissional.

• Apresentação dos serviços exclusivos ofertados pela Associação como: plano de saúde, treinamento, proteção do crédito, entre outros.

• Os atendimentos serão realizados individualmente conforme ordem de chegada.

SEBRAE

• Por meio de suas duas unidades móveis, os consultores prestarão todos os esclarecimentos para quem deseja abrir uma empresa, além de iniciar o processo de formalização para quem já está interessado.

• Apresentação do SUPERMEI e inscrição para 13 cursos gratuitos na sede de Rio Preto.

• Os atendimentos poderão ser realizados de forma individual para andamento de uma formalização, por exemplo, ou coletivamente no caso de explicações sobre processos e curso.

SESI

• O Serviço Social da Indústria estará presente com sua unidade móvel de ciência e tecnologia, promovendo visitas interativas em sua instalação junto a especialistas de robótica.

• O propósito é despertar o interesse, desde o público jovem, para a importância da tecnologia aliada aos novos negócios.

• As visitações acontecem em grupos de até 40 pessoas, divididos em oito por vez. Cada visita tem duração de 40 minutos.

SENAI

• O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial estará presente com duas unidades móveis para visitação. Cada uma com um tipo de abordagem:

• Unidade de Nanotecnologia: a carreta é equipada com tecnologia de ponta e equipamentos para interação que visam despertar o interesse para qualificação neste setor. As visitas acontecem em grupos de 14 pessoas a cada uma hora.

- Unidade de Manuseio de Alimentos: nesta carreta serão apresentados mini-oficinas focadas na alimentação, com destaque para a Panificação que será o carro-chefe desta unidade.

SENAC

• A instituição educacional estará presente ministrando oficinas e palestras em temas como Beleza, Gastronomia e RH; além de encaminhamento para os interessados em estudar no local com direito a bolsas nos cursos oferecidos.

• O atendimento é o contínuo e as palestras acontecem ao longo do dia em grupos conforme a demanda do momento.

FATEC

• A Faculdade de Tecnologia estará presente com palestras sobre empreendedorismo, direcionamento de carreira, elaboração de currículos e atendimentos coletivos com depoimentos de ex-egressos sobre o sucesso de se profissionalizar no local.

SERVIÇO:

EMPREENDE RIO PRETO
DATA: 24, 25, 26 e 27 de maio
LOCAL: Praça Dom José Marcondes
HORÁRIO: 9h00 às 17h00 (24,25 e 26) | 9h00 às 13h00 (27 – sábado)
ENTRADA GRATUITA

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE