Ontem (22) a Secretaria de Saúde Municipal realizou um encontro na ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) com médicos e enfermeiros da Atenção Básica Municipal. O encontro fez apologia à campanha Outubro Rosa e focou na saúde feminina. O evento foi apoiado pela Associação Comercial.
Os principais temas tratados foram: sífilis na gestação e a importância do Papanicolau na prevenção do câncer de colo de útero, abordando também a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Quem tratou do primeiro tema foi Raquel Stucchi, médica infectologista da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), abordando os temas: diagnóstico e tratamento da sífilis durante a gestação para melhoria no atendimento às gestantes durante o pré-natal e uniformização de tratamento oportuno e eficaz que contribuem para a diminuição dos índices de transmissão da doença da mãe para o bebê.
Já o segundo tema foi abordado pela ginecologista da rede básica de saúde municipal, Meire de Fátima Morales Cozeto, que trabalha com atendimento no CAM (Centro de Atendimento à Mulher) e falou sobre sua experiência, além de esclarecer dúvidas sobre os indicadores municipais relacionados ao tema, para o enfrentamento da realidade municipal.
"O evento se deu em decorrência do 3º. sábado do mês de outubro ser o dia de Conscientização sobre a sífilis congênita e sobre a importância da realização dos exames de papanicolau o mais precocemente possível após o início da vida sexual, para rastreamento do câncer de colo de útero, estes encontros são de suma importância para atualizar e qualificar os trabalhadores de saúde em temas que fazem parte do seu cotidiano", comenta Ana Paula Cunha, enfermeira responsável pela Coordenação das Unidades Básicas de Saúde.