A Secretaria Municipal de Saúde de Garça divulgou ontem mais um boletim com dados atualizados sobre a evolução da dengue no município. Segundo o boletim, que corresponde ao período de 1 a 8 de fevereiro, foram confirmados dois novos casos de contaminação e 39 entraram para a lista de suspeitos. No mesmo período 35 exames foram negativados.
A Secretaria divulgou ainda que continua fazendo vistorias nos imóveis residenciais, comerciais e terrenos. Os munícipes devem ficar atentos ao enfrentamento a dengue, pois o mosquito só é controlado quando há uma atuação compartilhada entre o poder público e a sociedade.
“Os casos suspeitos estão sendo analisados em laboratório. O trabalho de Controle de Criadouros está sendo realizado em todos os casos notificados com suspeita de dengue”, explica a Secretaria alertando os munícipes que passaram por atendimento em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Todos devem fazer a coleta de sangue (sorologia) para saber se realmente é um caso de dengue.
“Não perca o prazo de coleta. Quando um exame não é realizado em tempo, a pessoa não saberá se esteve positivada ou não, este exame deverá ser coletado do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia”, explica o setor.
Conforme a pasta, o verão é um período propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido as altas temperaturas e chuvas constantes.
A Secretaria de Saúde pede que todos dediquem ao menos 10 minutos da semana para verificar possíveis criadouros e remover toda água parada.
Também devem receber os agentes da saúde, que ajudarão a identificar todos os possíveis pontos de acúmulo de água e de que forma proceder.