Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“Sustentabilidade e certificações utilizadas em cafés” é tema de palestra no 69º curso de café da ACS

Notícias 05 de julho de 2019

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Com o tema “Sustentabilidade e certificações utilizadas em cafés”, o especialista Soren Knudsen ministrou palestra na manhã desta quinta-feira (04) para alunos do 69º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS).

Ao iniciar a palestra, o especialista abordou o tripé da sustentabilidade, que é baseado nos pilares econômico, social e ambiental. “Sem um dos três, a sustentabilidade cai. Se não tivermos o econômico,  não haverá habilidade para realizar benefícios ou otimizar o uso de seus recursos naturais. Já social está diretamente ligado aos outros, porque se você não tem dinheiro, não tem como ter bem-estar social, ou seja, saúde, segurança e moradia. Sendo assim, sustentabilidade é dar continuidade a processos hoje e amanhã, sempre criando bem- estar, sem terminar com os recursos que existem, para que eles possam ser utilizados pelas futuras gerações”.



Outro conceito de grande importância no terreno da sustentabilidade, segundo Soren, é a rastreabilidade. Segundo a norma ISO 8402 de qualidade, rastrear é manter os registros necessários para informar os dados relativos à origem e ao destino de um produto. “É nessa rastreabilidade que os compradores buscam a certeza que você está produzindo de maneira legal, sem nenhum impacto para o tripé da sustentabilidade, para que eles possam se assegurar, na hora da venda, que esse café representa a marca deles. Então, a rastreabilidade e a certificação devem ser atingidas pelas torrefações, inclusive, internacionais”.

O especialista observou também que é essencial o estreitamento das relações comerciais na cadeia de café, assegurando fidelidade e entrega. "Quem não entregar o que prometeu, está fora do mercado”.

Por fim, o palestrante ressaltou que é preciso se reinventar no mundo do café. "Espero que vocês reflitam isso: É preciso fazer diferente para se destacar". 


O 69º curso da ACS conta 18 alunos, sendo oito japoneses. Para que os estrangeiros estendessem o conteúdo, a tradutora Sayoko Nakai repassou toda a palestra para o japonês.

 História do curso

O tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE