Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Tendências da maior feira do varejo do mundo em Botucatu

Notícias 02 de outubro de 2019

O varejo passa cada vez mais por mudanças significativas. Aquele tradicional atendimento com vendedor, balcão, produtos expostos e o cliente tendo que entrar na loja dá lugar a uma dinâmica onde se prioriza mais a inclusão do cliente, sustentabilidade e experiências na hora da compra.

Com essa dinâmica a Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB) recebeu, dia 19 de setembro, a palestra NRF Retail’s Big Show 2019- Tendências do Varejo, promovida em parceria com o Sebrae-SP. Na oportunidade, comerciantes e empreendedores do setor conheceram as novidades apresentadas na maior feira do varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York (EUA). A NRF Retail’s Big Show ocorre anualmente, sendo que a edição deste ano contou com 38 mil participantes, sendo que a participação brasileira tem crescido. 

Durante o evento foram apresentadas as novas tendências do mercado varejista, tendo por ênfase as experiências digitais e o perfil de um consumidor que cada vez mais mescla o consumo físico e online. Há também a inserção da chamada geração millenial (nascidos a partir da década de 1990) que prioriza maior sensibilidade a questões como engajamento da marca e customização do produto e/ou serviços. Foram apresentados também cases de sucesso de empresas que se encontravam em crise frente ao mercado e que optaram pelo reposicionamento da marca. Outro ponto de destaque foi a valorização das equipes de venda, priorizando o atendimento qualitativo e diferenciado, onde o colaborador passa a ser um analista das necessidades dos clientes. 

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu, Emílio Angella Neto, o evento garantiu uma imersão e incentivo ao diferencial nos negócios. “Trazer as tendências que se apresentam no maior mercado de varejo do mundo é crucial para que possamos compreender as mudanças do setor. Há a percepção de que o consumidor mudou e é um fato relevante. Empresas tradicionais, com décadas de atuação se viram obrigadas a mudar sua cultura de relacionamento, divulgar produtos e serviços em novas mídias e ter um atendimento exclusivo. Cada novidade pode ser aplicada no cotidiano de cada empresa, muitas vezes com investimentos acessíveis”, frisou.

Já o gerente regional do Sebrae-SP, Gilson Carbinatto, salienta que uma das grandes tendências apresentadas é a integração entre o mundo virtual. “Algumas das grandes tendências apresentadas permeiam a experiência do cliente, a formação de equipes, o uso de tecnologias avançadas, a presença da empresa na comunidade local e a forma como ela pensa na proposta de valor para o cliente, realidade virtual, realidade aumentada, e-commerce, mídias sociais, apps, entre outras possibilidades. O empresário do varejo pôde conhecer as tecnologias disponíveis que são aplicadas no varejo e buscar formas de se beneficiar e como podem aumentar seu faturamento com estas tendências”, declarou o gerente.

--

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE