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Tendências do Varejo foi tema de palestra na ACIMG

Notícias 28 de agosto de 2019

Tendências e Propósitos Pós NRF 2019 foi o nome da palestra oferecida pela ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) em parceria com o Sebrae-SP, na última terça-feira (20) que abordou as novidades apresentadas no congresso internacional sobre o varejo, que acontece anualmente em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Sob o comando de Luciani Matielo, consultora do Sebrae-SP, que acompanha de perto todas as tendências desse mercado, a noite foi de muito aprendizado e ainda teve um bate-papo entre a consultora e o empresário Sineval Felomeno, que compartilhou com o público, estratégias empregadas por sua empresa, que são indicadas pelo congresso internacional.

Os principais temas abordados foram: sistemas de relacionamento com clientes, futuro do varejo, propósito de marca, formação de equipe, sustentabilidade, varejo inclusivo, conveniência e acessibilidade.

Ao abordar o tópico relacionamento com clientes, a consultora frisou a importância de um cadastro funcionar como um banco de dados que inclua o comportamento do cliente. Assim, o empresário poderia aplicar ações assertivas, focadas em necessidades individuais.

Essa mudança de postura seria acompanhada por outras inovações, tais como outras formas de se trabalhar na nova realidade do varejo. Por exemplo equipe bem treinada para o atendimento/ relacionamento com o cliente e que tenha alinhamento com o nicho de determinado negócio. Por exemplo, contratar pessoas que gostam de crianças para trabalhar em empresas com este foco.

Propósito de marca refere-se ao envolvimento da empresa com causas sociais. A sustentabilidade também é um ponto em ascensão, nos sentido de comprar matérias-primas de produtores locais, impulsionando a economia local.

Ter um negócio que oferece outros serviços, tipo uma loja de conveniência também é uma tendência, pois alia praticidade a maior chance de conversão de vendas.

O varejo inclusivo e a acessibilidade, oferecer equipe que se assemelhe ao público-alvo.

A segunda parte do evento foi um bate-papo com Felomeno, empresário que já pratica tendências exploradas pelo evento de Nova Iorque.

Como experiência, o empresário citou que muitas vezes um consumidor da região realiza uma compra e a entrega acontece de forma muito rápida, por meio de entrega feitas por serviços de motorista por aplicativo. 

Canais de venda

Outro tema abordado foi canais de venda: Multichannel, Crosschannel e Omnichannel, como cada um funciona e que o meio ideal é o último. “O canal ideal de venda é o Omnichannel, pois neste modelo todos os canais de venda convergem para a venda acontecer ao mesmo tempo. Ele não é mais uma tendência é uma pendência que precisamos atingir”, comenta Matielo.


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