Entidades que representam trabalhadores e empresários de Ribeirão Preto e regiãodivulgaram uma carta aberta às autoridades apresentado propostas e solicitando que o enfrentamento ao Covid-19 seja articulado e coordenado entre a União, os Estados e os municípios, a fim de alcançar eficiência nas tratativas das crises de saúde e sócio-econômica já instaladas pela pandemia.
“Esperamos que os entes federativos se unam e convoquem a sociedade brasileira para uma grande mobilização permanente de enfrentamento do novo coronavírus e da crise provocada pela pandemia”, explica Dorival Balbino, presidente da ACIRP.
O documento apresenta sete propostas objetivas para uma colaboração mútua. As indicações visam, sobretudo, uma reflexão para que sejam estabelecidos diálogos entre as classes e a elaboração de protocolos específicos para cada setor, e que isso possa ser dimensionado para curto, médio e longo prazos.
As entidades alertam sobre a mudança do comportamento social necessária nas cadeias de produção e distribuição e para a urgente necessidade de valorização do pensamento científico nas áreas médicas, econômicas e sociais.
“Acredito que o caminho mais sensato para enfrentarmos essa crise é alinharmos as ações de retomada econômica, com as medidas de cuidado e responsabilidade das pessoas, mesmo porque teremos que continuar a enfrentar esse desafio no médio e longo prazo”, conclui Guilherme Feitosa, diretor do Ciesp.
De acordo com a presidente do Sincomerciários, Regina Pessoti Zagretti, a união é de suma importância neste momento. “Estamos preocupados com tudo que está acontecendo, pois capital e trabalho caminham juntos. Diante das incertezas e da falta de estímulo ante aos fatos políticos, é de extrema importância a colaboração mútua, a união”, aponta.
Assinam a carta aberta: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto); Casa do Contabilista de Ribeirão Preto; Regional de Ribeirão Preto do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); Sincomerciarios (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto); SinSindtur (Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Ribeirão Preto); Sinprafarma RP (Sindicado dos Empregados no Comércio Atacadista e Varejista de Farmácias; Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ribeirão Preto; Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis de Ribeirão Preto e Região.
Propostas de enfrentamento
Confira a carta aberta na íntegra: https://cutt.ly/PyOfN3Q