As histórias inspiradoras e de superação foram os grandes destaques do 22° Prêmio Mulher Empreendedora promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC – Consef) da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Nesta edição, o evento contou com a Festa da Solidariedade, ação social que arrecadou doações para as famílias atingidas pelas chuvas na cidade e no Litoral Norte. A premiação, realizada na noite da última quinta-feira (30), reuniu mais de 120 pessoas entre diretoras do CMEC – Consef, homenageadas, autoridades e convidados.
O Prêmio Mulher Empreendedora busca homenagear as mulheres que se destacaram em seu segmento de atuação ao longo do ano. “Este evento é uma forma de prestigiar e apoiar tantas mulheres que empreendem em nossa cidade e trabalham para seu desenvolvimento. É uma noite com histórias maravilhosas e acredito que cada um dos presentes se vê refletido na trajetória de cada uma das homenageadas”, destacou a presidente da ACMC, vice-presidente do CMEC da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e diretora do CMEC Nacional, Fádua Sleiman.
Durante o evento a Festa da Solidariedade arrecadou doações que serão revertidas na compra de produtos de higiene e limpeza para as famílias atingidas pelas chuvas em Mogi e Litoral Norte. Ao todo foram angariados mais de R$ 4 mil. Parte do valor da festa também será destinado para a campanha. “Neste ano, como não poderia ser diferente, nosso evento tem o foco social. O Prêmio Mulher Empreendedora é a oportunidade de homenagear quem fica atrás do balcão cuidando dos produtos, dos funcionários, das contas, da família e trabalha para dar conta de tudo”, apontou a superintendente do CMEC – Consef, Celu Campolino.
A vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami, ressaltou que a participação das empresárias é essencial para o desenvolvimento econômico da cidade e que a administração municipal tem trabalhado para fortalecer o empreendedorismo feminino. “Segundo estudos, muito dos investimentos das mulheres empreendedoras vão para educação dos filhos e para a sociedade. Por isso, temos estimulado muito essa alavanca da sociedade”, afirmou.
A empresária Karina Malfi Sardilli Rangel, da Unità Conceito Colaborativo, mudou de carreira e decidiu empreender. “Em apenas cinco meses de existência já temos mais de 50 empresas parceiras. Vale muito a pena acreditar em nossos sonhos e contribuir com as pessoas”, reforçou.
A educação foi transformadora na vida da empresária Kelly Macedo Soares Prado do Instituto Educacional Soares Prado e Universidade Santo Amaro (Unisa). “Nasci em uma casa de pau a pique, meu primeiro banho de chuveiro foi com oito anos. O lixão foi toda minha referência de infância. Fui chamada de louca quando decidi empreender e hoje estou aqui recebendo este prêmio”, contou.
A empresária Michelle Masuda, da Crash Estética Automotiva, entrou para um segmento predominante masculino e atualmente já vendeu a primeira franquia de sua empresa . “Fiquei muito lisonjeada com a oportunidade de receber o prêmio. Sonhar é possível, se você tem um sonho acredite, arregace as mangas e siga”, aconselhou.
A pandemia abriu uma nova oportunidade para a empresária Rosana Aparecida do Prado, da Zepha Alimentos, empreender. Com uma empresa do setor educacional viu os negócios darem uma pausa por causa das restrições. “Era um momento em que não estávamos enxergando futuro e nasceu a Zepha, uma homenagem para minha mãe, uma mulher muito batalhadora que teve 13 filhos e sou a caçula. Mulheres empreendedoras, vocês são muito fortes e capazes”, pontuou.
A empresária Rosangela Fernandes Paiva, da RT Uniformes, não desistiu quando seu primeiro empreendimento não deu certo. “Estamos no mercado há 15 anos. Para as mulheres que desejam empreender aconselho que tenham confiança, acreditem em vocês e em seu potencial, não desistam”, disse.
O prêmio teve um momento especial com uma homenagem surpresa para a presidente da ACMC, Fádua Sleiman. “Tenho uma vida privilegiada e minha missão é multiplicar todas as coisas boas que recebi. Agradeço essa homenagem”, enfatizou.
O Prêmio Mulher Empreendedora contou com o patrocínio master de Digital Saúde, os patrocínios de Contamec, RT Uniformes, Marka, Arrumando a Casa, Saint Thomas International School, Via Napoli, DDC Telefones, Alumifran, ATMA Terapia, Deck Concept, Polipet, Neon Engenharia, Tintas Lider, Tranzação Modas, Sancet, Fukusen, Inssel, Sultão, Rcom, General Truck e Supermercado Alegria, além do apoio de Nova Alimentação Saudável.
--