A última reunião dos Conselhos Diretor e Gestor da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) em 2024, realizada nesta segunda-feira (09/12), destacou a importância da mobilização da Rede de Associações Comerciais em torno de duas frentes cruciais para o empreendedorismo e o futuro do Brasil: a defesa do Simples Nacional, nas etapas finais da regulamentação da Reforma Tributária, e o apoio ao movimento pelo voto distrital.
O presidente da Facesp e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, reforçou o papel decisivo do sistema associativista na sensibilização de senadores em relação às propostas em defesa do Simples Nacional. Contudo, alertou para a necessidade de manter o engajamento ativo. “A luta em defesa do Simples Nacional tem sido hercúlea. Participamos de audiências públicas e encontros com senadores para apresentar emendas e propor formas de minimizar os impactos da reforma”, afirmou Cotait.
Como parte desta mobilização, a Rede de Associações Comerciais elaborou, em parceria com o deputado Domingos Sávio (MG), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a ser apresentada quando o texto da Reforma Tributária retornar à Câmara dos Deputados. “A PEC tem como objetivo restituir ao Simples os direitos assegurados pela Constituição de 1988 e garantir que o regime simplificado possua os mesmos direitos de crédito ao longo da cadeia produtiva, assim como ocorre nos demais regimes tributários”, explicou o presidente.
Cotait ressaltou a urgência da questão. “A regulamentação da Reforma Tributária tem grandes chances de ser aprovada ainda neste ano. Por isso, precisamos estar atentos e mobilizados”, alertou.
Voto Distrital
Cotait também destacou a importância de engajar as Associações Comerciais, a classe empreendedora e o setor produtivo na defesa do voto distrital. “Não podemos mais viver sob esse sistema. Brasília está desconectado das reais necessidades da população, dos empreendedores e de quem gera emprego e renda”, enfatizou.
Segundo ele, o voto distrital deve se tornar uma das principais bandeiras da Rede de Associações Comerciais. “Precisamos mobilizar cada vez mais pessoas, empreendedores e cidadãos brasileiros para apoiar essa mudança tão necessária”, disse.
BAIXE AQUI o manual sobre o voto distrital.
Além das pautas prioritárias, o encontro abordou ações estratégicas para o fortalecimento do sistema associativista, incluindo uma análise do Plano de Fidelização e Fortalecimento (PFFOR) e as novidades sobre o eba! Benefícios.
A reunião foi encerrada em clima de celebração, com um almoço de confraternização que marcou mais um ano de avanços, união e união.