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Uma comunicação eficaz pode reter talentos e aumentar os lucros

Notícias 24 de junho de 2020

Um fator muito importante dentro das organizações para que haja um bom fluxo de
trabalho e interação de áreas, é a boa comunicação. Quando falamos em comunicar, não
quer dizer apenas que alguém precisa ser bom em expressar-se para outras pessoas, mas
que ele seja claro ao transmitir uma informação, sendo assim, o receptor precisa entender e
compreender uma mensagem transmitida sem nenhum tipo de ruído que prejudique a
interpretação.
No meio de trabalho o comunicador precisa garantir a transmissão correta das
informações de forma clara e objetiva aos demais. Informar transforma a atitude das
pessoas, por isso, ela é de extrema relevância em diversos processos nas linhas de
ocupação. Sem a difusão de mensagens, muitos procedimentos teriam diversas barreiras
para serem finalizados.
Uma boa comunicabilidade está presente em todos os ambientes da empresa,
desde a copa, no café, na escrita de documentos, circulares e e-mails encaminhados. O
investimento, tem retorno de grande magnitude, ela garante o bom andamento das
demandas, além da execução e na finalização das tarefas, trazendo melhores resultados.
Impactos da falta de comunicação
Um comunicado mal compreendido pode impactar negativamente em toda equipe e
na pior das hipóteses, desencadear prejuízos relevantes. Além de possíveis perdas

financeiras, a falta de informações corretas pode desencadear descontentamento dos
contratados, ocasionando o desligamento de talentos.
A Economist Intelligence Unit, realizou um pesquisa sobre as consequências dos
erros de comunicação nas empresas, os dados apontaram que, cerca de 52% dos
funcionários se sentem estressados, outros 44% atrasam ou falham nas entregas por falta
de clareza nas mensagens e 31% sentem-se desmotivados.
Instituições que prezam por boas informações tendem a ter colaboradores mais
satisfeitos, pois eles enxergam que estão em um lugar que transmite transparência e
respeito ao se comunicar com todos.
O impacto positivo disso, é a redução dos pequenos conflitos entre os trabalhadores,
isso porque todos têm grandes preocupações em passar a mensagem com mais detalhes
para facilitar a interpretação. Diminuindo assim discussões desnecessárias em alguma
etapa das atividades.
Processo de implementação
Para a efetivar um plano de melhor comunicação com o time, é preciso entender o
cenário. O primeiro passo é que os colaboradores e corporação estejam alinhados, ambos
necessitam avançar juntos, com isso, todos têm de andar na mesma direção, isso deve ser
feito através de um comunicado, onde cada membro entenda sobre a cultura
organizacional, quais são os valores e as regras de conduta.
O próximo passo é o desenvolvimento dessa comunicação e como ela será
disseminada, por isso, é preciso reunir os gestores e líderes para alinhar os pontos,
padronizando como as informações serão entregues.
Um quesito que se deve ter cautela é o posicionamento, atente-se na forma de se
expressar, escolha as palavras, preste atenção no tom de voz, tudo isso interfere na
maneira que o ouvinte receberá a mensagem.
Política de feedbacks
Na evolução da comunicabilidade com os funcionários, está presente a cultura do
feedback, ele oferece a oportunidade de conversar com quem recebe a mensagem e
verificar se ela está sendo entregue de forma clara, objetiva e se foi bem compreendida.
Para isso, esteja aberto a ouvir sobre as falhas e também as sugestões de melhorias.
Outra prática positiva de fornecer feedbacks, é compreender mais sobre o seu
colaborador e também expor para ele os pontos positivos, nos quais ele têm mais
assertividade e os negativos, aqueles que precisam ser melhorados. Se os pontos
negativos estiverem relacionados a entregas de trabalho, procure entender se houveram
possíveis dúvidas nos informativos, de modo a esclarecê-las.
Aprimore a forma de informar
Aperfeiçoar e estudar como se comunicar melhor, é fundamental dentro de uma
organização, além de gerar melhores resultados, pode levar sua gestão a outros patamares,
por isso, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), reformulou um dos
principais projetos de educação, onde esse tema é abordado.
O Programa de Formação de Gestores (PFG), será totalmente digital a partir do
segundo semestre de 2020. Com carga horária de 48 horas, divididas em 5 módulos, o
curso tem o propósito de alavancar e impulsionar a capacidade empreendedora dos
participantes, a partir de uma visão 360º e inovadora. O PFG faz parte da Escola de
Negócios.

Quer mais informações? Entre em contato conosco pelo telefone (19) 2104-9200 ou
no WhatsApp (19) 99607-7604.

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