Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Uma jornada pela revolução do empreendedorismo em rede

Notícias 31 de outubro de 2019

Engajamento, estímulo à competitividade, empoderamento e, principalmente, a valorização da coletividade, do trabalho em rede, em prol de um melhor ambiente de negócios para empreendedores de qualquer porte

Atibaia, 31 de outubro de 2019. Foi nesse espírito que o 19º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizado em Atibaia (a 50 km da capital paulista), começou na noite da última quarta-feira (30/10). Alessandro Roberto Roncoletta, presidente da associação comercial da cidade (ACIA), e Antônio João Batista, diretor da cooperativa de crédito Sicoob, deram as boas vindas aos 1,2 mil presentes ao evento.

Ao cumprimentar a "família Facesp" em sua apresentação, o presidente Alfredo Cotait Neto mostrou suas andanças por mais de 30 associações comerciais espalhadas pelo estado, de cidades pequenas como Echaporã e Uchôa, às grandes, como Limeira e Americana, com objetivo de conhecer de perto suas demandas.

"Através dos meus olhos, conhecendo uma por uma, é que vamos pôr em prática o nosso projeto de encaminhamento para fortalecê-las - principalmente as pequenas", reforçou Cotait, que também é presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Baseadas na #Facespeuvalorizo, as autoridades presentes ressaltaram a importância da união em frentes que não param de crescer, como o empreendedorismo feminino, representado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), e o de jovens, com seu Fórum de Empreendedores e o Conselho de Inovação.

As mulheres, aliás, ocuparam lugar de destaque, representadas pela coordenadora geral do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Cláudia Badra Cotait - que comemorou as conquistas do Conselho, que deve chegar a 80 núcleos até o fim do ano -, Roseli Garcia, diretora da Boa Vista SCPC, que reforçou que "juntos podemos mais", e Adriana Flosi, vice-presidente da Facesp, da Jucesp e presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

"Tudo isso mostra um novo momento da Facesp para facilitar a vida dos empresários e melhorar o ambiente de negócios no Estado de São Paulo", disse Adriana.

O vice-prefeito de Atibaia, Emil Ono, e o diretor financeiro do Sebrae-SP, Guilherme Campos, também reforçaram as parcerias como forma de fortalecer a rede de empreendedores. "As associações comerciais, a Facesp e o poder público devem dar as mãos para serem os grandes facilitadores para quem quer empreender", disse Ono. "Usem o Sebrae, pois ele tem muito a oferecer para facilitar a vida de quem tem o próprio negócio", completou Campos.

Assim como a transformação digital da Jucesp, que está em andamento para facilitar mais ainda o dia de quem tem uma empresa, conforme sinalizou o seu presidente, deputado Walter Ihoshi. Ou ainda, conquistas como o Cadastro Positivo e a MP da Liberdade Econômica, segundo o deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo (Frepem). "Junto é difícil, mas sozinho é impossível", destacou.

"Somos a voz do empreendedor frente ao Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e lutamos por um país com menos burocracia e mais oportunidades, para criar um ambiente de negócios justo e promissor para quem empreende", disse George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

Ao final, os artistas Simoninha e Léo Maia abusaram de clássicos do samba, da MPB e da black music para animar ainda mais os participantes para os próximos dias do Congresso, que encerra nesta sexta-feira (01/11).

Entre as principais atrações de hoje e amanhã, estão o historiador Leandro Karnal; a fundadora da plataforma de influenciadoras digitais F*Hits, Alice Ferraz; o escritor Conrado Adolpho; a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Spender Uebel; a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora brasileira Tarsila do Amaral.

 

Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br
(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE