Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Varejistas da RMC debatem, em Campinas, maneiras de se adaptar para sobreviver no pós-pandemia

Notícias 28 de setembro de 2022

No próximo dia 4, mais de dois mil empresários do setor participarão do 10º Retail Conference para conhecer estratégias e tendências, tais como um robô que atende o público e um braço robótico que faz trabalho de barman. O evento será realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), na Expo D. Pedro. Somente em Campinas, o varejo soma 22.628 estabelecimentos e representa cerca de 31% dos setores produtivos.

Após amargar prejuízos devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o varejo busca novos formas de se adaptar para sobreviver nesse momento de retomada da economia. Uma avaliação da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) mostra que existem na cidade 22.628 estabelecimentos varejistas, que representam 31,62% dos setores produtivos e são responsáveis por um faturamento de R$ 15,3 bi no acumulado do ano (base de dados de dezembro de 2021). Deste total, 75% se enquadram como Pequenas e Médias Empresas (PME), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI). Para ajudar na perpetuidade desses negócios, de modo que eles possam criar mais vagas de emprego e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade, a ACIC realizará o 10º Retail Conference, no próximo dia 4 de outubro, das 8h às 18h, na Expo D. Pedro (Avenida Guilherme Campos 500, Bloco II, Jardim Santa Genebra). Ingressos e informações pelo site: https://retailconference.com.br.

O evento, cujo tema é "Adaptabilidade: o motor para a transformação do varejo", trará a Campinas nomes de peso do cenário varejista nacional, tais como Bruno Bragancini, diretor-presidente no Enxuto, Ubirajara Pasquotto, diretor-presidente na Cybelar e Mauro Friedrich, diretor de Logística na Arezzo & CO, para que compartilhem a sua experiência e o seu conhecimento com o público, formado majoritariamente por empresários e gestores da área, provenientes de todo o Estado de São Paulo. A expectativa da organização é receber cerca de 2.200 pessoas, o equivalente a 10% a mais do que o registrado na edição de 2019, a última realizada no formato presencial, antes da pandemia. Ao todo, serão nove palestras e dois debates, totalizando seis horas de conteúdos sobre gestão de conflitos de gerações, sucessão familiar, gestão de pessoas, inclusão, diversidade, ESG (governança ambiental, social e corporativa) e outros temas que impactam os negócios de diferentes portes, em especial os pequenos e médios.

A presidente da ACIC, Adriana Flosi, explica que o propósito do Retail Conference é fazer com que os participantes saiam do evento inspirados a realizar as mudanças necessárias para garantir a perenidade dos seus negócios. Serão apresentadas desde estratégias simples para melhorar a gestão e os processos da empresa, até inovações tecnológicas disruptivas, capazes de elevar a experiência de compra a outro patamar. “Nos últimos dois anos todos nós tivemos que aprender a nos adaptar rapidamente às mudanças e não foi diferente com o varejo, um setor que gera cerca de 85 mil postos de trabalho em Campinas”, diz Adriana. 

De acordo com ela, o consumidor foi obrigado a mudar os seus hábitos e isto o tornou mais exigente. Ele aderiu às facilidades do comércio eletrônico, do autoatendimento e das experiências de compra híbridas e sem atrito, e não está mais disposto a abrir mão delas. “Cabe aos empresários atender às novas demandas e oferecer o melhor dos dois mundos – o físico e o digital –  a fim de atrair e reter o cliente. Às vezes, um detalhe já adotado por um varejista pode fazer a diferença para outro. Por exemplo, disponibilizar cestas para compras com cores diferentes, uma se o cliente desejar ser atendido por um vendedor e outra caso prefira o autoatendimento, ou, instalar um ponto para a retirada de itens adquiridos online, logo na entrada da loja, são estratégias simples, mas que podem melhorar a jornada de compra”, explica a presidente da ACIC.

Tecnologias disruptivas

Adriana Flosi destaca algumas tecnologias que o público poderá conferir no evento. Uma delas é o robô que circula pelo ambiente e interage com as pessoas, cumprindo a vez de anfitrião. Outra, é um braço robótico que funciona como barman, servindo bebida aos convidados no happy hour, e há, também, uma ação imersiva com óculos de realidade aumentada. “A união de conectividade, inteligência artificial e infraestrutura alterou a ordem do jogo em todos os segmentos e, hoje, realidade virtual, realidade aumentada, metaverso e outros, fazem parte da estrutura dos negócios em todo o mundo, inclusive no Brasil.  As lojas autônomas, os meios de pagamento sem atrito e os provadores inteligentes são exemplos do emprego desses recursos como forma de melhorar a experiência do consumidor. Vale lembrar que as aplicabilidades das tecnologias são infinitas. O robô e o braço robótico, por exemplo, podem cumprir inúmeras outras funções, desde que sejam programados para tal”, afirma Adriana Flosi. No entanto, ela lembra que nenhuma inovação tecnológica substituirá o capital humano: “a tecnologia é uma aliada para garantir mais agilidade, segurança e praticidade nos processos das empresas e, assim, liberar as pessoas para as tarefas que somente elas sabem fazer: criar conexões emocionais”, finaliza.

Aplicativo ACIC digital

A 10ª edição do Retail Conference marcará, também, o lançamento do aplicativo ACIC Digital, criado com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do comércio e do varejo, e que trará um guia comercial das principais empresas da região. O app será fundamental para a experiência do público, durante e após o evento. Por meio dele, será possível interagir com os palestrantes, ter acesso a sorteios, visualizar o mapa do espaço e a programação completa e, ainda, ter a oportunidade de garantir presença na próxima edição da conferência.

Rodadas de negócios

Além das palestras, dos debates e das trocas de experiências, os participantes do evento terão a oportunidade de ampliar a rede de contatos e gerar negócios. Ao longo do dia, serão realizadas três rodadas de negócios, às 13h30, 15h30 e 17h, por meio do programa AC Networking, da ACIC. Os interessados em participar deverão realizar a inscrição gratuitamente, uma vez que as vagas são restritas a 30 empresários por rodada. Antes de cada uma delas, haverá orientação sobre como montar um pitch de vendas (discurso objetivo e breve usado para fazer com um potencial cliente se interesse pelo produto ou serviço oferecido). 

A conferência também contará com um espaço dedicado às mulheres empreendedoras, onde será lançado o programa Empreenda Mulher, além de um espaço home office, para que o público possa trabalhar remotamente, uma cabine 360 graus para gravação de vídeos dos participantes, e diversas outras experiências, inclusive gastronômicas, proporcionadas por meio de ativações de marcas.

Programação

Manhã 

Painel: As pessoas do varejo

Tema: A experiência do cliente em empresas inovadoras

Palestrante: Brunno Carone, co-fundador da Arte de Atender e gerente de customer experience (experiência do cliente) sênior da Nubank.

 

Tema: Liderança em ação no varejo 

Palestrante:  Bruno Bragancini, diretor-presidente do Enxuto.

 

Tema: O Varejo inclusivo: ESG (governança ambiental, social e corporativa) e DEI (diversidade, equidade e inclusão)

Palestrante: Andrea Tavares, CEO  da DesrupDiva, embaixadora XP e palestrante da TEDx 

 

Tema: Como solucionar desafios de gestão: Governança e sucessão familiar

Palestrante: Nelson Cury, sócio-proprietário da Cedar Tree Family Business Advisors e da Consilium Family Office Advisors.

Debate: O Conflito de gerações no mercado atual 

Palestrantes: Carolina Takada, CEO da Weme (mediadora), Guilherme Lippert, co-fundador e gerente de Contas Estratégicas na V4 Company, Luiz Felipe Massad, diretor de Recursos Humanos na Omie e Ubirajara Pasquotto, diretor-presidente na Cybelar.

 

Tarde

Painel: As atuais e futuras tendências de varejo

Tema: A Importância dos dados e da análise das informações

Palestrante: Marcos Coque, diretor de Analytics na Boa Vista Serviços.

 

Tema: Conteúdo digital: Como essas estratégias de Marketing estão impactando o mercado varejista

Palestrante: Ivan de Souza, editor-chefe da Rock Content e CEO da agência Henshin.

 

Tema: Agilidade no varejo: Como um processo logístico veloz se tornou indispensável. Palestrante: Mauro Friedrich, diretor de Logística na Arezzo & CO.

 

Painel: Tecnologia remodelando o varejo

Tema: O varejo otimizado através do digital.

Palestrante: Felipe Dellacqua,  vice-presidente de Commerce e sócio na Adventures.

 

Debate: Como aliar a experiência do cliente com soluções digitais

Palestrantes: Tatiana Veiga, consultora e mentora de pequenas e médias empresas (moderadora); Renata Mello, diretora executiva com foco em Digital e Inovação na CI&T; Luiz Piovesana, CMO (diretor de Marketing) na NuvemShop; Elói Prado, diretor executivo para Varejo e Distribuição na TOTVS e Michel Jasper, fundador da Web Jasper e Top Voice LinkedIn 2020.

 

Case final: Inspirado no Livro “De Propósito” de João Branco

Palestrante: João Branco, vice-presidente de Marketing na MC Donalds (Arcos Dorados).

 

Serviço:

10º Retail Conference

Quando: 4/10/2022, das 8h às 18h

Onde: Expo D. Pedro, em Campinas (Avenida Guilherme Campos 500, Bloco II, Jardim Santa Genebra)

Ingressos e informações: https://retailconference.com.br

 

Setor varejista em Campinas (Base de dados dezembro de 2021)

22.62 estabelecimentos; 

31,62% dos setores produtivos;

R$ 15,3 bi de faturamento;

84.050 postos de trabalho; 

75% são PME, ME e MEI;

38% (8.600) estão instalados em shoppings centers;

35% (7.920) estão instalados na região central; 

27% (6.108) estão instalados na periferia;

7.788 empresas abertas de janeiro a dezembro;

3.919 empresas abertas de janeiro a dezembro.



Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE