Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas do varejo crescem 5,2% em novembro na capital paulista, informa Associação Comercial de SP

Notícias 01 de dezembro de 2017

São Paulo, 1º de dezembro de 2017. O movimento de vendas do varejo na capital paulista registrou aumento médio de 5,2% em novembro frente ao mesmo mês do ano passado, informa o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

De acordo com o presidente da entidade, Alencar Burti, o resultado reforça a recuperação do setor e indica, também, que a Black Friday se consolidou no varejo físico. “O crescimento ficou dentro das expectativas. E é uma prova de como a Black Friday veio preencher a lacuna que existia em novembro, um mês mais curto por causa dos feriados e que estava preso entre dois meses bons para os lojistas”, destaca Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Antes da Black Friday, novembro era um dos “patinhos feios” do comércio, vindo depois do Dia das Crianças e antes do Natal. Agora, com a nova data comercial, o mês torna-se um dos mais rentáveis do calendário varejista.

“Antes você tinha um gráfico de picos e vales. Agora temos uma escadinha, o que é até melhor para o comerciante. A Black Friday hoje já é mais importante do que Dia dos Pais e Dia das Crianças no varejo físico”, comenta Burti, ressaltando ainda que a data continua retirando vendas do Natal.

Em novembro, o comércio paulistano registrou altas de 7,1% nas vendas a prazo e de 3,2% nas vendas à vista. O desempenho melhor das compras a prazo deve-se não apenas à Black Friday, mas sobretudo a fatores macroeconômicos (queda dos juros, alongamento dos prazos de financiamento, crescimento da massa salarial) e circunstanciais (encerramento do sinal analógico e aproximação da Copa do Mundo, o que tem elevado a comercialização de TVs).

Onze meses

No período acumulado de janeiro a novembro, o comércio paulistano acumula avanço médio de 0,7% frente ao mesmo período de 2016. A expectativa da ACSP é de que o setor feche o ano de 2017 com alta de aproximadamente 1,5%.

Variação mensal

Em relação a outubro, novembro contou com um dia útil a menos e registrou crescimento médio de 5,9% no movimento de vendas, sendo 1,7% a prazo e 10,1% à vista.

Nessa variação mensal, a alta maior nas vendas à vista pode ser explicada também pela Black Friday, que contagiou o varejo físico como um todo, não apenas em categorias de maior valor. “Lojas pequenas, de vestuário, bijuteria, artigo de praia e outros segmentos entraram na campanha promocional da Black Friday”, diz Burti.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 

Balanço de Vendas 2017:

JANEIRO          -5,0%

FEVEREIRO     -6,6%

MARÇO            -0,3%

ABRIL   -7,5%

MAIO    0,8%

JUNHO 1,2%

JULHO 3,1%

AGOSTO          3,0%

SETEMBRO     3,8%

OUTUBRO        6,6%

NOVEMBRO     5,2%

 

Balanço de Vendas novembro/2017:

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE