Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas do varejo sobem 2,2% em SP, informa Associação Comercial

Notícias 04 de novembro de 2019

O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 2,2% em outubro sobre o mesmo período de 2018, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “As vendas do período foram fracas, porque provavelmente o consumidor está adiando as compras para aproveitar as promoções da Black Friday e das Festas de Fim de ano”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP.

As vendas à vista cresceram 3,7% em outubro e podem ter sido impulsionadas pelo Dia das Crianças e Halloween, que têm como foco de vendas itens de menor valor, como roupas, brinquedos e adereços. Por outro lado, as transações a prazo tiveram alta de 0,6% no período, o que pode ser um indicador de cautela do consumidor em outubro para a efetivação de compras de bens duráveis em novembro e dezembro. Para o economista, a liberação do FGTS começa a irrigar as vendas do comércio.

Variação mensal

Em relação a setembro, as vendas de outubro aumentaram em média 13,2%. Apesar de setembro não apresentar datas comemorativas importantes para o comércio – a Semana do Brasil ainda está em seu primeiro ano -  o mês teve dois dias úteis a mais. Como é de praxe, outubro mostrou-se mais forte, puxado pelo Dia das Crianças, que é uma data já consolidada. A variação, no entanto, mostra-se um pouco maior do que a média dos últimos 3 anos (11,5%).

“A expectativa é de que o último trimestre seja um pouco mais forte do que a dos últimos três anos devido à antecipação do saque do FGTS e pela queda dos juros, beneficiando principalmente às vendas de maior valor”, conclui Alfieri.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

 

         
 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % -  Outubro/2018

 
 

Modalidade

Outubro 2019 /
Setembro 2019

Outubro 2019 /
Outubro 2018

 
 

A prazo

13,5

0,6

 
 

À vista

12,9

3,7

 
 

Média

13,2

2,2

 
 

Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC

 
 

Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP

 


Mais informações:

Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287  

 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE