O vice-presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, é autor do livro: “Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva”, pela Saint Paul Editora, que vem sendo bastante procurado por administradores e dirigente de classe, por ser uma obra atual e contar com dados bem reais de uma organização associativa. “Procurei referências teóricas que abordam organizações competitivas, inteligência e conhecimento, ao mesmo tempo que procuro demonstrar a dinâmica de uma gestão bem construída, em busca de uma ferramenta primordial para o sucesso”, falou o dirigente e autor do livro de aproximadamente 170 páginas de fácil leitura e com muitos gráficos e planilhas bem atuais. “Organizações inovadoras de diferentes segmentos foram cuidadosamente identificadas e analisadas”, garante o autor.
De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge gerenciar o conhecimento organizacional é essencial no contexto competitivo atual. “Para tanto, é necessário estabelecer processos que possibilitem o compartilhamento de dados e informações que subsidiem o processo decisório”, disse o dirigente mariliense ao lembrar que as organizações que atuam em mercados competitivos dependem da geração de inteligência, para ser aplicada no curto, médio e longo prazos. “O conhecimento se constitui em uma fonte sustentável para gerar vantagem competitiva”, afirmou. “A gestão do conhecimento propicia o aumento da produtividade, tanto do sujeito organizacional quanto do coletivo organizacional”, frisou o estudioso ao dedicar-se a muito estudo, muitas entrevistas e captação de dados e análises técnicas.
Nesta obra literária o vice-presidente da diretoria da associação comercial mariliense apresenta sete modelos de gestão do conhecimento e sete modelos de inteligência competitiva que, uma vez aplicados de modo integrado, o autor garante poder gerar diferenciais competitivos para a organização. “O modelo integrado de gestão da Inteligência e Conhecimento conta com três elementos essenciais: as pessoas, a cultura e os processos organizacionais”, pontuou ao enfatizar as seis etapas: análise inicial e planejamento; resgate, prospecção das fontes e coleta de insumos; análise intermediária e geração; compartilhamento e validação; aplicação e por último, análise final e armazenamento. “Utilizei o método “Estudo de Caso Múltiplo” com presidentes e gestores de 16 associações comerciais de nossa região”, falou ao adotar quatro técnicas de coleta de dados: a observação direta, o questionário, a entrevista e o sociograma.
O livro é composto por sete capítulos: Construção e gestão do conhecimento no contexto das organizações; Inteligência enquanto processo estruturado nas organizações; Construção e gestão do conhecimento e inteligência enquanto processo organizacional integrado: características e fatores críticos de sucesso; Organizações e seu ecossistema; Procedimentos metodológicos; Cenário apresentado pelas organizações, e Diretrizes para a gestão integrada do conhecimento e inteligência entre organizações. “O autor propicia um olhar diferenciado ao propor a integração dos modelos de gestão do conhecimento e de inteligência competitiva, revelando que essa integração gera melhor desempenho organizacional, tomada de decisão mais assertiva e obtenção de vantagem competitiva mais consistente”, disse a Professora e Doutora Marta Raphael Azevedo Lígia Pomim Valentim, autora do prefácio. “O livro aborda de forma clara que as informações, o conhecimento e a inteligência no ambiente das associações comerciais são passíveis de ajuste em seus processos a todo momento na construção de um novo modelo que vai proporcionar eficácia na gestão das entidades”, escreveu no “posfácio”, o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes.
LEGENDA – Carlos Francisco Bitencourt Jorge, vice-presidente da diretoria da associação comercial é autor de livro sobre gestão
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Carlos 110123