Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vice-presidentes da Facesp aprovam a 1ª Convenção de Vendas das Soluções Empresariais

Notícias 27 de outubro de 2025

Os vice-presidentes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) aprovaram a realização da 1ª Convenção de Vendas das Soluções Empresariais. Durante reunião realizada nesta segunda-feira (27/10), na sede da Federação, os VPs elogiaram o evento, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro, em Águas de Lindoia. 

A Convenção reuniu as equipes comerciais das Associações Comerciais de todo o Estado em uma imersão voltada à integração, ao aprendizado e ao fortalecimento das entidades. 

A programação foi dinâmica, com arenas temáticas, trilhas de conhecimento, momentos de conexão e networking, além de atividades interativas e de gamificação. Todas as ações foram pensadas para promover a troca de experiências, aprimorar as estratégias comerciais das ACs e consolidar parcerias. 

Para o conselheiro da Facesp, Marco Bertaiolli, “os mais de 600 participantes saíram da Convenção altamente engajados”. “O formato foi um sucesso absoluto e deve ser mantido e expandido nas próximas edições. O que buscamos e estamos atingindo é a profissionalização na distribuição das nossas soluções”, destacou. 

A vice-presidente da RA 07 (Campinas), Adriana Flosi, também reforçou a avaliação positiva. “A Convenção foi um sucesso absoluto. Todos da nossa regional elogiaram muito, e estamos agora fazendo um recall do conteúdo apresentado. Dado o sucesso, é um evento que deve se repetir anualmente”, sugeriu. 

Para Carlos Francisco Bitencourt Jorge, vice-presidente da RA 15 (Marília), a Convenção mostrou uma nova fase da Facesp. “Percebemos uma mudança de perspectiva: a Facesp está pensando na base. A operação agora está diretamente envolvida com a estratégia da Federação e dos parceiros, o que gera um sentimento real de pertencimento. Conversei com vários presidentes e executivos e todos estão altamente esperançosos graças a este novo momento”, salientou. 

O vice-presidente da RA 06 (Vale do Paraíba), Wael Mamoud, destacou “os excelentes resultados e as grandes expectativas geradas”, e parabenizou a Facesp pela organização. 

Já Luiz Carlos Furtuoso, vice-presidente da RA 21 (Piracicaba), ressaltou o impacto positivo da experiência. “O evento foi maravilhoso. Assim que voltamos, realizamos uma reunião regional para discutir tudo o que poderíamos aplicar com base no aprendizado trazido da Convenção. Foi extremamente rico e produtivo”, contou. 

Na avaliação de Jupter Darwin Furquim, vice-presidente da RA 05 (Baixada Santista e Vale do Ribeira), o evento “fez a diferença”. “Recebi uma série de elogios das nossas ACs. A Convenção foi realmente transformadora”, frisou. 

Francisco Carlos Júlio Pinghera, vice-presidente da RA 11 (Ribeirão Preto), relatou que o índice de satisfação na sua regional foi total. “Fiz uma consulta com todos os participantes e tivemos 100% de aprovação. Associações Comerciais que estavam reticentes mudaram completamente de postura e de atitude após o evento. Isso teve um valor imenso”, afirmou.

Para o vice-presidente Ary Russo, a Convenção representou "um divisor de águas". “Estamos vendo uma verdadeira revolução acontecer nas nossas entidades”, ponderou. 

O vice-presidente Luiz Roberto Gonçalves também destacou os avanços da Rede. “Tenho recebido feedbacks muito positivos. Estamos diante de um enfoque cada vez mais profissional na área comercial. Esta distinção clara entre o institucional e o comercial tem sido muito produtiva e certamente trará grandes resultados”, disse.

Institucional e Comercial 

Com base no sucesso da Convenção, o conselheiro Marco Bertaiolli anunciou que a Facesp pretende realizar dois grandes eventos anuais: no primeiro semestre, o Congresso das Associações Comerciais, com foco no institucional e na formação de lideranças; e, no segundo semestre, a Convenção de Vendas, voltada à área comercial das ACs. 

“Durante o Congresso, vamos abordar o papel do presidente da Associação Comercial e tudo o que ele pode fazer para agregar valor à entidade. Também levaremos a nossa escola de lideranças, discutindo temas como associativismo, liberalismo e os desafios das micro e pequenas empresas. Será uma oportunidade para mostrar às autoridades estaduais, incluindo o governador, a força e a relevância do nosso sistema”, afirmou Bertaiolli. 

A reunião de VPs também contou com a participação de Virgílio Carvalho, diretor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que apresentou novas oportunidades para o setor.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE