Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

10ª Semana do Conhecimento bate recorde de público com seu novo formato

Notícias 09 de novembro de 2018

Uma diversificada programação de palestras e oficinas, Feira de Exposições e Feira dos Pequenos Produtores atraíram mais de 5.000 pessoas ao Claretiano - Centro Universitário


De 22 a 26 de outubro, a ACE Batatais, em parceria com o Claretiano - Centro Universitário, realizou a 10ª Semana do Conhecimento. O evento foi considerado um sucesso em função do grande público que visitou a Feira de Exposições de marcas, produtos e serviços, que participou das palestras e oficinas e da Feira dos Pequenos Produtores e Artesãos de Batatais. O auge da 10ª Semana do Conhecimento foi na palestra Líder Servidor, com Rossandro Klinjey, com um público de quase 900 pessoas. Segundo a organização, a média diária de público foi acima de mil visitantes por dia, totalizando um público acima de 5.000 pessoas durante o evento.

A abertura da 10ª Semana do Conhecimento aconteceu no dia 22, segunda-feira, às 19h30 com a presença de um grande número de pessoas. O cerimonial ficou por conta do profissional de comunicação da Rádio Claretiana FM, Rodrigo Cesar. Os anfitriões do evento, o presidente da ACE Batatais, Gino Ivair Bellon e o pró-reitor administrativo do Claretiano – Centro Universitário, Padre Luiz Claudemir Botteon, foram chamados ao palco para dar as boas-vindas aos visitantes e expositores, ambos falaram sobre a importância da ação para a disseminação da cultura empreendedora e intercâmbio de informações, sendo uma semana de oportunidades para discutir vários temas que vão de encontro ao interesse dos empresários, estudantes e da população em geral. Representando a Prefeitura de Batatais, também discursou o diretor municipal de Cultura, Luciano José Dami de Oliveira.

Para abrilhantar ainda mais a abertura da Semana do Conhecimento, o Coral de Alunos do Colégio São José fez uma linda apresentação, cantando várias músicas, entre elas “Trem Bala”, de Ana Vilela e “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos.

Feira de Exposições
No conjunto de quadras poliesportivas coberto do Claretiano – Centro Universitário, uma estrutura de muita qualidade foi montada para abrigar empresas e instituições parcerias, com stands e áreas de convivência social, muito elogiada por muitos visitantes.

Com entrada franca, um grande público conheceu de perto muitos produtos produzidos por empresas de Batatais, como o Café Ananias, a Confecção Lucia e Silvana, a Marispan, as empresas integrantes do Projeto Incubadora, a 3D Infoshop produtos de tecnologia e aparelhos musicais, da Gino Comunicações, Ancap Engenharia, Sicredi Batatais, Unimed Batatais, além dos stands de entidades e parceiros, como o do Movimenta Batatais, Etec Centro Paula Souza, Sebrae, Bombeiros Civis, Adepab, Missão Moçambique, Senai São Paulo, e os stands institucionais da ACE Batatais e do Claretiano - Centro Universitário.

Palestras e oficinas
Uma programação recheada de palestras e oficinas, com muitas informações e atividades, abordando vários assuntos importantes para o conhecimento geral, principalmente para empresários e estudantes. Todos os dias do evento, os trabalhos começavam às 8h, se estendendo por todo o dia e sendo encerrados após às 22h.

Foram realizadas oficinas sobre gastronomia, dermatologia, saúde, higiene e de motivação. Na parte de palestras, foram abordados os mais variados assuntos, como a de Artur Toledo Cabral sobre Carreira, Sucesso e Realização, a dos doutores Túlio Pires de Carvalho e João Carlos Bianco, sobre a Importância das Carreiras Jurídicas no Estado Democrático de Direito, a palestra Orientações da Linha Define da consultas SCPC Boa Vista e Tendências Tecnológicas, com o Professor Luciano Bergamo. O Bate Papo entre Empresários, com a participação de Ângelo Marinheiro Lazzarini – Móveis Lazzarini, Claudio Cesar Fernandes – Midas Solutions, e Josiane Pereira – Don Pepper Esfiharia (matéria comple Rossandro Klinjey – Líder Servidor

A noite de 24 de outubro, quarta-feira, pode ser considerada o ápice da 10ª Semana do Conhecimento, com a palestra “Líder Servidor: realidade gerencial ou marketing empresarial?”, ministrada pelo Doutor Rossandro Klinjey, renomado psicólogo, escritor e fenômeno nas redes sociais. O evento tece a participação de quase 900 pessoas, que lotaram o ginásio de esportes do Claretiano – Centro Universitário.

Durante a palestra, Klinjey abordou assuntos relacionados à série de crises, tecnologia e inteligência artificial, comportamento humano, educação, relacionamento entre empresários, colaboradores, clientes e famílias, traçando uma linha cronológica de evolução de labor e psicológica, de resultados econômicos com observância ao ambiente de trabalho, de atendimento e publicidade espontânea entre consumidores.

“Vocês acham que é preciso ser psicólogo para chegar à conclusão que estamos passando por uma crise no planeta, ética, moral, política, econômica, familiar. Uma crise de todos os setores. Todo mundo concorda que é uma crise tão profunda que precisamos de um conceito para administrá-la? Dizem que nas crises surgem as oportunidades. O modelo novo não está pronto para substituir o anterior. O modelo político atual não funciona e o novo não está pronto. Para onde formos vemos modelos de crise. Antes da gente se adaptar ao algo novo, ele já ficou velho. O que é produzido de informação em um dia levaria 120 anos de leitura, tecnologias disruptivas”, disse Rossandro ao público na introdução da palestra.

Utilizando-se de exemplos, o palestrante disse que certa ocasião um rapaz em casa estava desolado por não conseguir um taxi para se deslocar, mexendo no computador, desenvolveu um aplicativo que transformou carros comuns em locações. “O Uber, a maior frota de taxi do mundo sem a empresa ter um carro e com baixíssimo investimento inicial. Havia uma profecia que quando a Inteligência Artificial se comunicasse com um ser humano sem que ele percebesse que se trata de um “IA”, estaríamos em uma nova era, isso já aconteceu, a profecia se concretizou, mas esse processo terá que acontecer sem que haja prejuízo para a humanidade. O grande objetivo da liderança eficaz é olhar para os seres como pessoas e não como objetos. Valorizar o ser humano, pois quando tudo estiver sendo feito por máquinas, quem elas estarão servindo? As melhores empresas para se trabalhar no mundo valorizam as pessoas e são as mais produtivas do planeta.

Consultores contratados para resolver problemas em empresas, muitas vezes descobrem que o problema é o dono, e quando falam isso ao dono, são demitidos”.
Sobre o comportamento humano, Rossandro disse que é preciso respeito e atenção. Pessoas não deixam os problemas em casa e vão para o trabalho. O cuidado uma com as outras, nas relações entre empresários e funcionários, professores e alunos, pais e filhos. “Quando um professor deixa de passar a lição e fica batendo papo, ele é amigo da galera, porém ele está sabotando o futuro dos alunos. Quando os pais não falam para os filhos o que eles devem fazer, não há amor, eles estão sabotando o futuro dos filhos ao invés de prepará-los para quando não estiverem mais aqui. Não tem que gostar. Tem que fazer o que tem que ser feito”.

Ele disse que quando mais jovem não entendia bem o que Renatto Russo queria dizer na letra de uma música, que “disciplina é liberdade”, o que para ele eram palavras antagônicas e não combinavam juntas. Descobri tempos depois que só se consegue vencer na vida com disciplina para se ter liberdade. Só quem tiver disciplina será livre para fazer o que quiser. Muitos empresários entram nas empresas com o queixo alto para mostrar que são donos e isso é uma cultura que não avança. Ainda vivemos na cultura do: “você sabe com quem está falando”? Os funcionários tem cérebro e podem ajudar a resolver problemas nas empresas.

Converse, trate bem, elogie na presença de todos e repreenda na intimidade. Repreender na frente de outras pessoas é humilhar. Ser bom é fácil, basta existir, ser ruim tem que planejar, exige muita energia. É a sinestesia do crescimento. Seus funcionários e clientes vão falar bem de vocês até nos finais de semana”, ressaltou.

Ao final, Rossandro Klinjey ainda deixou mensagens positivas para os participantes: “valorize os funcionários que tenham boas ideias, dispa-se da armadura dos tempos de guerra pois ninguém vai tirar o que é seu. É preciso fazer o que tem que ser feito. É tempo de mudanças e isso deve acontecer antes que se adoeça. A palavra de ordem é “saúde mental”, esse é o maior tesouro que uma pessoa pode ter.”

Uma banca foi montada no ginásio de esporte para comercializar os livros Autoperdão, O tempo do Autoencontro, Temas Complexos, Help! Me Eduque, Eu Escolho Ser Feliz e As 5 Faces do Perdão, todos de autoria de Rossandro Klinjey. Ao final, o palestrante autografou e fez dedicatórias nos livros adquiridos pelo público e posou para fotos com várias pessoas.

Realização e apoio
A 10ª Semana do Conhecimento foi uma realização da ACE Batatais em parceria com o Claretiano Centro Universitário, com apoio e patrocínio da Sicredi Batatais, Usina Batatais RTE Rodonaves, Unimed Batatais, CIEE (Centro de Integração Empresa – Escola), Delroma Escritório de Contabilidade e 3D Infoshop.

Imprensa ACE Batatais <imprensa.acebatatais@hotmail.com.br>

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE