Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

11ª Semana do Conhecimento surpreende o público com a apresentação de inovações tecnológicas

Notícias 05 de novembro de 2019

Palestrante provocou reflexão entre os participantes com o tema Gestão do Presente, do Futuro e Inovação

Abrindo a 11ª Semana do Conhecimento da ACE Batatais, em parceria com o Claretiano - Centro Universitário, na noite de 22 de outubro, terça-feira, às 20h, no espaço das quadras poliesportivas da instituição de ensino, um público superior a 400 pessoas acompanhou uma viagem no tempo, repleta de maravilhas tecnológicas futuristas, com a “Palestra Gestão do Presente, Gestão do Futuro e Gestão da Inovação: Quais Caminhos Seguir?”, ministrada por Gil Giardelli, um dos nomes de maior projeção no Brasil quando o assunto é inovação e novas tecnologias.

Sem muitos discursos de motivação envolventes como outros palestrantes costumam fazer para prender a atenção do público, Gil Giardelli foi direto ao ponto, apresentando vídeos que demonstram que muitas novas tecnologias, que só se vê em filmes de ficção, já são reais e aplicáveis, outras ainda em desenvolvimento e em fase de teste, mas que de fato já existem e em um futuro próximo estarão disponíveis para a utilização da humanidade.

“Estamos vivendo um momento que grandes avanços em vários campos estão acontecendo todos os dias e isso não é muito divulgado. Temos mil notícias positivas e surpreendentes que a imprensa prefere não tratar, assim as pessoas não têm acesso a tudo que está sendo feito no campo da inovação e isso tudo mexerá muito com a vida de todos no mundo inteiro. Poucas pessoas sabem que um dos maiores e mais modernos aceleradores de partículas do mundo, que possui mais de 80% de tecnologia brasileira, está na cidade de Campinas”, ressaltou o palestrante.

Com o conceito de que uma pessoa não é mais inteligente do que várias pessoas juntas, Giardelli destaca que o conhecimento não compartilhado não tem função na sociedade e no mundo moderno. “A informação, o conhecimento, tem que ser passado para outras pessoas, de outra forma ele se perde, não tem função na sociedade, a palavra de ordem é “compartilhar”. O mundo se tornará um lugar melhor quando as pessoas intenderem que não somos definidos pelos países onde nascemos, não somos de determinados países ou de raças diferentes, nós somos uma raça só, a humana, somos todos terráqueos”, concluiu.

Segundo o palestrante, as distâncias que separam homens e geram preconceitos tentem a diminuir e desaparecerão no futuro, uma delas é o idioma. “Já existe um aparelho na China que traduz em tempo real cerca de 72 idiomas e uma pessoa pode conversar sobre tudo com a outra em línguas diferentes em tempo real sem qualquer problema de entendimento. Experimentei um aparelho desse, conversei com um chinês por mais de uma hora, eu falando português e ele falando o idioma do seu país”, comentou.

Tecnologias como a robótica, inteligência artificial e a 5G, que promete transmissão de dados com maior velocidade e precisão, revolucionarão tudo o que existe e, segundo Giardelli, o mundo se tornará um lugar melhor para se viver.

O palestrante reforçou a importância da inovação na vida das pessoas, dos empresários, propondo que procurem ter pontos de vistas distintos sobre o mesmo assunto, que conversem com pessoas diferentes, que façam trajetos diferentes para ir ou voltar do trabalho, exercitando a mente e o conhecimento.

Giardelli defende o conceito de que é possível fazer a gestão do futuro a partir das ações do presente. “Quem somos, como somos, o que temos hoje, tudo foi feito no passado para chegarmos assim aqui e essa ideia serve também para definirmos como será o nosso futuro. As nossas atitudes, as nossas escolhas no presente nos levarão ao lugar que queremos estar no futuro. Tudo que fazemos hoje, certo ou errado, refletem no amanhã”.

Em relação a outros países do mundo, Giardelli comenta que o Brasil está muito atrasado em termos de inovação tecnológica, explicando que a falta de seriedade, ética e a corrupção no governo brasileiro, são os principais motivos desse atraso.

Finalizando sua apresentação, Gil Giardelli apresentou algumas curiosidades tecnológicas, como o seu robozinho que possui certo grau de inteligência artificial e interage com as pessoas, um pacotinho pequeno de alimentação para astronautas, que garante 50 dias de nutrição, um equipamento que lê o DNA de uma pessoa em poucos segundos e o tradutor de idiomas em tempo real.

Ao final, Giardelli recebeu os cumprimentos dos organizadores da 11ª Semana do Conhecimento, o presidente da ACE Batatais, Gino Ivair Bellon e demais diretores, e o pró-reitor administrativo do Claretiano – Centro Universitário Pe. Luiz Claudemir Botteon, também recebeu participantes da palestra para cumprimentos e fotos.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE