Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

13 empresas do Núcleo de Alimentação da ACIF recebem certificação PAS

Notícias 11 de novembro de 2013

Programa Alimentos Seguros foi ministrado durante quatro meses pelo Sebrae-SP

 

Nesta terça-feira, 12, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o Escritório Regional do Sebrae-SP Franca entregam um certificado inédito a 14 empresas de alimentação da cidade: o PAS (Programa Alimentos Seguros). Treze delas integram o Núcleo de Alimentação "Sabores da Franca" do Programa Empreender ACIF. A cerimônia de certificação será às 15 horas, no Centro de Educação Empresarial da Entidade.

Ministrado por consultores do Sebrae-SP, o PAS teve duração de quatro meses com aulas teóricas e consultorias individuais in loco. “O programa é composto de um diagnóstico prévio, 16 horas de aulas teóricas e 27 horas de consultorias na empresa. Trabalha simultaneamente com os vários elos da cadeia, promovendo maior interação e maior compromisso de cada um em fornecer produtos seguros”, explica Gilson Roberto Carbinatto, gestor de projetos do Escritório Regional do Sebrae-SP Franca.

O certificado será entregue às seguintes empresas: Restaurante Tia Maria, Krepe Mania – Vila Industrial e Cidade Nova, Tenda Árabe, Rotisserie à Siciliana, Tempero Manero – Centro e Estação, Pizzaria Babbo Giovanni, Pizzaria Tarantella, Rotisserie Ponto do Sabor, Mr. Chang, Casa do Frango Assado, Rotatória do Peixe e Salgaderia Porto Beer (esta última não faz parte do Programa Empreender ACIF).

Para Fabiano Alves de Paula, da Rotisserie à Siciliana e coordenador do grupo "Sabores da Franca", participar do PAS foi relevante principalmente para o consumidor final. “O Programa nos alertou sobre a importância de seguir as normas da Anvisa. Hoje a gente consegue garantir a qualidade do alimento seguro com pequenas ações que vão desde a produção até o atendimento. Neste período melhoramos o layout, investimentos em equipamentos e na capacitação de colaboradores que resultou num ganho para o cliente”, avalia.

Fabiano ressalta que os encontros foram muito além do aprendizado. “Foi uma intensa troca de experiências. Estamos mais seguros, com a certeza de que os procedimentos de manipulação e armazenamento dos alimentos estão corretos. O grupo 'Sabores da Franca' está mais unido e trabalhando junto na criação de sistemas de proteção, ou seja, compra coletiva, indicação de bons produtos, fornecedores idôneos, divulgação coletiva das marcas, entre outros”, revela o coordenador.

Segundo a agente do Empreender Cláudia Neves, o PAS contribuiu para a união e fortalecimento do segmento de alimentação em Franca. “A partir de agora os francanos podem adquirir, nestas empresas, os produtos com a mesma qualidade, porém confiantes de que estão consumindo alimentos livres de contaminação, manuseados e acondicionados corretamente e ainda com um atendimento muito melhor”, afirma, ressaltando que os participantes têm um selo do PAS afixado em seus estabelecimentos.

 

O PAS

 

O PAS (Programa Alimentos Seguros) foi criado em 1998, por meio de uma parceria entre Sebrae e Senai com o objetivo de desenvolver uma metodologia para aplicar boas práticas de fabricação nas indústrias de alimentos. O Programa é baseado nos procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Ministério da Saúde.

O curso é realizado por meio de treinamentos para repasse dos assuntos técnicos em sala de aula e consultorias na empresa para demonstração dos procedimentos que devem ser adotados, e é apoiado em rico material ilustrativo.

Nos encontros são abordados assuntos relacionados às boas práticas para a higiene na alimentação, entre eles, a qualidade da água, validade dos alimentos, saúde dos manipuladores, controle de pragas, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, entre outros. Com isso, o Programa contribui para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos fornecidos reduzindo assim o risco das doenças transmitidas por alimentos aos consumidores.

Voltado às micro e pequenas empresas do setor de alimentação, o PAS visa conscientizar e orientar os empreendedores sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos. “Espera-se com o trabalho que as empresas passem a oferecer produtos seguros para os consumidores, atendendo as legislações vigentes, sem sofrerem penalizações pela vigilância sanitária”, afirma Gilson.

 

Programa Empreender

 

No Programa Empreender da ACIF, os micros e pequenos empresários se reúnem em grupos de trabalho e núcleos setoriais, de acordo com a sua atividade, em busca de troca de informações e solução de problemas comuns. Auxiliados pelas agentes, os encontros são periódicos e promovem o associativismo e o desenvolvimento do negócio.

Atualmente, a ACIF mantém 10 núcleos do Empreender: Construfran (materiais de construção), Polo Francano de T.I, CME (Conselho da Mulher Empreendedora), Acofarma (Farmácias), Franmov (Móveis Planejados), Sabores da Franca (Alimentação), Beleza Franca, Incofran (Confecção), Shopping do Calçado e Arte em Retalhos (Artesanato). No total, são cerca de 150 empresários engajados nos grupos.


Contato com a Imprensa

Fernanda Martins / Assessora de Imprensa

Tel: (16) 3711-1719

E-mail: imprensa@acifranca.com.br


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE