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14ª Campanha “Xô Inadimplência” termina no dia 31

Notícias 21 de dezembro de 2016

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A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) – através do SCPC | Recuperação – informa que os consumidores têm até o dia 31 para aderir à 14ª Campanha Xô Inadimplência e, dessa forma, renegociar seus débitos de forma mais rápida, simplificada e com benefícios.

Segundo o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, durante a campanha, os consumidores não pagam juros nos pagamentos à vista, apenas uma pequena taxa para ressarcir as despesas do procedimento. “Quando há parcelamento dos débitos, a empresa é que pré-estabelece os juros que quer aplicar, obviamente de acordo com o Código de Defesa do Consumidor”, ressalta.

Para José Fernando, essa campanha se faz cada vez mais necessária, pois a inadimplência gera ônus tanto para os empresários como para os consumidores. “Altos índices de inadimplência significam grandes massas de consumidores com o nome sujo e, portanto, sem possibilidade de conseguir crédito para comprar produtos a prazo. A diminuição de consumo devido à restrição de crédito leva a um menor desempenho das vendas no comércio e, consequentemente, a uma menor receita para os empresários”.

O presidente da ACISC também afirma que a partir da necessidade de minimizar esse ônus que a inadimplência gera para os empresários e consumidores é que surgiu a campanha denominada Xô Inadimplência, que hoje está em sua 14ª edição. “Com essa ação pretendemos facilitar o pagamento das dívidas através de renegociações, isto é, de uma forma que consumidor devedor e empresário credor possam sair ganhando”, conclui José Fernando Domingues.

De acordo com o representante do Núcleo de Economia da ACISC, Igor Theodoro, do ponto de vista do consumidor, ao renegociar sua dívida, ele chega a uma condição melhor de pagamento, já que durante a campanha os juros são desconsiderados. Assim, com a dívida liquidada, ele limpa seu nome e fica apto para conseguir novos créditos e voltar a consumir. “Do ponto de vista do empresário, apesar de não receber o valor da dívida acrescida dos juros, ao receber pelo menos uma parcela que cubra os custos daquele produto que foi vendido, ele pode escolher reinvestir esse recurso, comprar novos produtos e realizar vendas bem-sucedidas. Ou seja: é preferível receber parte do total devido e ter o dinheiro em caixa para continuar a sua atividade a manter a dívida em aberto e nunca receber o valor devido”, opina.

Com isso, Igor Theodoro salienta que a negociação das dívidas gera vantagens tanto para os inadimplentes quanto para os empresários e essa relação de ganho para esses dois agentes se reflete na economia, que contará com novos consumidores (aqueles que limparam seu nome) e dinheiro recuperado para ofertar novas mercadorias. “O sucesso da campanha, no entanto, não depende apenas das vantagens que proporciona, mas também do número de empresas participantes, da capacidade dos inadimplentes de quitar seus débitos em aberto e também da situação econômica que o país enfrenta”, completa.

Mais informações podem ser obtidas na Unidade ACISC do Mercado Municipal (Box 2). Telefones: (16) 3501 5444 ou 3501 5252.

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