Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

1º Congresso Estadual da Mulher Empresária da ACSP e Facesp reuniu 500 empreendedoras na capital

Notícias 01 de setembro de 2014

O 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária reuniu 500 empresárias de todo o Estado na última sexta-feira (29/8). O evento, realizado no Hotel Renaissance (capital), é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Durante o 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária, as empreendedoras assistiram a palestras de líderes como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Sonia Hess (Dudalina) e a atriz e produtora teatral Nicette Bruno. Participaram também de capacitações e networking, debateram temas nacionais e estaduais e conheceram novas oportunidades de empreendedorismo.

Durante a abertura, Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), falou sobre a necessidade de as Associações Comerciais contarem com mais mulheres em seus quadros de empresários. “Temos uma falha nas associações: elas são muito masculinas”, disse, aplaudido depois pela plateia feminina. “Essa é uma constatação. Fizemos uma pesquisa no estado que mostra isso com clareza. Não fomos capazes, ainda, de criar um ambiente, uma porta aberta, para que a empreendedora – mulher – adentre às ACs. E isso está sendo feito, estamos criando ambientes de comunicação, modos e meios de fazer com que isso aconteça”, revelou Rogério Amato.

Marília de Castro, coordenadora institucional da ACSP e do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária, comemorou a realização do evento. “Temos que destacar um fato que nos empolgou neste processo: as Caravanas que começaram a se inscrever - como Mogi das Cruzes, Franca, Guarulhos, São Joao da Boa Vista, Piracicaba, Santo André e tantas outras. E o trabalho das distritais da ACSP na capital”, afirmou ela, também muito aplaudida. 

“Aqui estamos para celebrar o protagonismo da mulher brasileira, mulheres inteligentes, compromissadas com o Brasil, ousadas, destemidas. Mulheres que amam seus filhos e seus companheiros. Mulheres que fazem acontecer. Que criam emprego e renda. Que têm atitude empreendedora no palco e na plateia”, finalizou a coordenadora.

Também participaram da abertura Fádua Sleiman e Marly Baruffaldi, coordenadoras do Conselho da Mulher Empreendedora da FACESP e integrantes da Comissão Organizadora do Congresso.

Pense rico: lema de Luiza Trajano

Luiza Helena Trajano fez a palestra de abertura do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária, de manhã. A presidente do Magazine Luiza empolgou as participantes do evento. “Temos que ser protagonistas neste país. Vamos dar o primeiro passo, fazer acontecer”, disse ela, que também deu uma importante dica. “Pense rico. Não tem nada pior do que pensar pobre. Pensar rico não paga”.

O Magazine Luiza nasceu de uma pequena loja inaugurada em 1957 em Franca, no interior paulista – e a empresa virou líder varejista no Brasil. “Realmente nosso momento chegou”, disse, referindo às mulheres. Vamos lutar por esse país, fazer acontecer e parar de reclamar”, conclamou Luiza Trajano.

Ainda de manhã, um talk show reuniu as líderes empreendedoras Luiza Trajano, Sonia Hess (Presidente da Dudalina) e Chieko Aoki (fundadora e presidente da Blue Tree Hotels).

Nicette: teatro, ato de resistência

À tarde, a presidente da Associação Brasileira de Franchising, Maria Cristina da Motta Franco, fez palestra sobre a força feminina no sistema de franchising.

Na sequência, o painel sobre responsabilidade social foi conduzido pela jornalista e âncora do Jornal SBT Manhã, Joyce Ribeiro. Participaram a economista Marísia Donatelli e a atriz e produtora teatral Nicette Bruno, que contou como foi o início de sua carreira no empreendedorismo e a realização de espetáculos com recursos advindos das leis de incentivo fiscal e de empresários. “Fazer teatro no Brasil é um ato de resistência porque sempre temos que lutar muito para podermos transmitir a realidade do que estamos necessitando”.

Ela também falou sobre a relação dos empresários com a produção cultural. “Falta a conscientização do empresariado de que apoio, patrocínio, não representam apenas uma divulgação publicitária da sua empresa. A consciência precisa existir no sentido de que ele é cumplice, faz parte, é parceiro de um trabalho da cultura do país, parceiro da grandiosidade do processo social que precisa existir no país”, defendeu Nicette Bruno.

Afif: alicerces e ações

O ministro da Micro e Pequena Empresa e vice-governador paulista, Guilherme Afif Domingos, fez palestra no período da tarde. Na pauta, estavam as ações do Ministério para facilitar a vida das pequenas empresas.

“É muito importante, num evento como esse, que tenhamos a presença maciça de mulheres profissionais, que são empreendedoras dentro de seus campos de atuação: nos serviços, no comércio”, afirmou. “Sabemos da sensibilidade das mulheres em termos de trato dos problemas. Portanto, vir aqui dar ciência a elas do que estamos fazendo significa criar uma excepcional fonte de reprodução dessas ideias. Fizemos uma base legal mas essa lei precisa ser implementada. Portanto a oportunidade de um congresso como esse é excepcional”, ressaltou, referindo-se à ampliação do Simples. “Temos o alicerce, que é a lei. Agora, temos que construir as ações”, finalizou Afif.

Empresária de Franca

Cecília Lima Guimarães é empresária do setor calçadista de Franca e foi uma das 500 participantes do congresso. “Esse evento está trazendo união para as mulheres. A experiência dá força umas às outras. Hoje a mulher está muito mais dentro do mercado e está sendo mais respeitada”, comemorou ela. “As palestrantes são muito importantes para o país, vieram mostrar a que vieram. As mulheres que estão aqui estão transformando a economia do país”, disse Cecília Guimarães. 

Demais encontros

O painel sobre inovação e desenvolvimento reuniu Fádua Sleiman; Regina Yabu Pavanello, do Conselho da Mulher Empreendedora de Guarulhos/Comissão Organizadora do Congresso; Rosângela de Andrade Pelizaro, do Conselho da Mulher Empreendedora de Franca/Comissão Organizadora do Congresso; e Tânia Fukusen Varjão, presidente da AC de Mogi das Cruzes.

O último encontro teve como tema “Mulher, empresa e sociedade”, com Ivette Senise Ferreira, vice-presidente da OAB/Seção SP; a delegada Rosmary Correa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina; e Liliana Belfort Sandim, vice-presidente executiva do Grupo Belfort. A mestre de cerimônias foi a jornalista e apresentadora Roseli Tardeli.  

O Congresso

Os objetivos do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária foram estimular o empreendedorismo feminino; promover debates sobre temas nacionais e estaduais; gerar networking entre as participantes; capacitação, informação e troca de experiências; ampliação de oportunidades de negócios; integração e fomento ao associativismo; criação de novos núcleos de mulheres empresárias nos municípios; motivação para novos desafios; estruturação de um cenário favorável para o empreendedorismo.

Juntas, ACSP e Facesp reúnem mais de 200 mil empresários associados em todo o Estado - e querem, cada vez mais, incentivar a participação das mulheres no mundo empresarial. 

 

Veja o álbum de fotos do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária:
http://midi.as/Bsn

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE