Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

2015 começa com mais pessoas com restrição no comércio

Notícias 19 de fevereiro de 2015

Estatística mensal dos dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília, registra que no mês de janeiro mais pessoas passaram a ter restrição ao crediário no comércio em geral com uma elevação de 17,5% no número de pessoas incluídas ao banco de dados do SCPC da Acim. “Isso quer dizer que mais pessoas passaram a ter dificuldades em comprar no comércio em qualquer lugar do Brasil”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao analisar os números que monitoram o acesso ao sistema, das informações, também sobre: a emissão de cheques, cadastros de empresas, inclusão e exclusão de CPF’s ao banco de dados do SCPC.

Na estatística apresentada pelo movimento de janeiro, foram 8,6% a menos no número de consultas; 11,3% a menos no número de análise sobre cheques recebidos; 14,9% a menos no número de consultas cadastrais de pessoas jurídicas; 17,5% a mais no número de CPF’s incluídos e 7,5% a menos no número de CPF’s excluídos. “Acredito que o movimento está dentro do normal, afinal, as vendas a vista ou através de cartões de crédito, débito e benefícios influenciam no acesso a estas informações”, explicou o presidente da Acim ao considerar normais os dados do movimento de janeiro, pois, normalmente as consultas são feitas entre aqueles comerciantes que vendem pelo crediário. “Quando se vende pelo crediário, normalmente o comerciante pesquisa antes de vender, e pode recusar uma venda dependendo das informações recebidas”, disse ao deixar claro que o movimento aos dados do SCPC não refletem a movimentação do comércio em Marília. “A tendência está cada vez mais pelas vendas através dos cartões”, acrescentou.

O fato de haver mais inclusões do que exclusões ao banco de dados do SCPC, isto que dizer, segundo o presidente que as vendas no Natal passaram a ter problemas no recebimento. “Não tenho dúvidas de que se trata deste reflexo, afinal, o consumidor compra em dezembro com a intensão de pagar em janeiro e nos outros meses”, falou. “Com as compras de material escolar e impostos que se iniciam em janeiro, passa a comprometer a parcela prometida”, comentou o dirigente ao lamentar este fato, afinal, o consumidor estando com o CPF no banco de dados do SCPC da Acim, passa a ter restrição de crediário em qualquer lugar do Brasil. “Nosso sistema é nacionalizado, ou seja, devendo em Marília passa a dever em qualquer parte do território nacional”, afirmou.

Em janeiro deste ano foram realizadas 27.920 consultas ao SCPC da Acim, diante das 30.563 consultas realizadas em janeiro do ano passado. Sobre os cheques foram realizadas em 2015 somente 26.873 consultas diante das 30.324 consultas realizadas no mesmo período do ano passado. Entre as empresas foram realizadas este ano 2.724 consultas sobre o CNPJ, diante das 3.202 realizadas em janeiro de 2014. Nas consultas sobre CPF foram incluídos 1.873 nomes somente em janeiro, diante das 1.594 CPF’s incluídos no ano passado. Entre os nomes excluídos em janeiro de 2014 foram retirados 1.297 CPF’s do banco de dados, enquanto que este ano foi de 1.199 CPF’s que não fazem parte do sistema de consulta.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE