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21,4% dos brasileiros usarão segunda parcela do 13º para presentear ante 30,4% em 2013, diz Assoc. Comercial

Notícias 11 de dezembro de 2014

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que 9,5% dos consumidores utilizarão o benefício para viajar (contra 4,3% em 2013), 28,6% vão poupar (ante 32,6%) e 21,4% pagarão dívidas (sobre 21,7%)

São Paulo, 11 de dezembro de 2014. Menos brasileiros vão usar a segunda parcela do 13º salário para presentear neste fim de ano. Por outro lado, mais gente vai utilizar o benefício para viajar. As informações estão em pesquisa da Associação Comercial de São Paulo feita em todo o Brasil entre os dias 14 e 30 de novembro.

Ela aponta que 21,4% dos consumidores vão comprar presentes – no ano passado, eram 30,4%. “Isso sugere um Natal mais fraco para o varejo em 2014, já acompanhando as expectativas de baixo crescimento da economia e o cenário macroeconômico ao longo do ano, de desaceleração e encarecimento do crédito, alta na taxa de juros e baixa confiança de empresários e consumidores. Em resumo, esse dado negativo de baixa intenção de compras não surpreende porque os fatores macroeconômicos já permitiam fazer essa análise”, explica Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Segundo a pesquisa, mais do que dobrou a parcela de consumidores que pretendem viajar usando a segunda parcela do 13º salário: neste ano, 9,5% dos entrevistados responderam essa opção, sobre 4,3% em 2013. “Isso pode indicar que o brasileiro resolveu viajar agora porque o dólar pode aumentar ainda mais em 2015 ou porque o consumidor prefere fazer turismo interno, pelo Brasil, porque o dólar já está alto”, diz Amato. 

Poupar

A pesquisa da ACSP mostra que grande parcela dos entrevistados vai poupar (28,6%), indicando que o consumidor está cauteloso. Porém, a parcela é menor do que em 2013, quando 32,6% disseram que iriam poupar. Isso sugere que o consumidor pode estar com menos dinheiro para guardar, diante da desaceleração da massa salarial.  

Pagar dívidas  

21,4% dos entrevistados responderam que vão usar o benefício para pagar dívidas, cenário estável ante 2013, quando eram 21,7%. Isso mostra que permanece forte a intenção de quitar as dívidas, garantindo também controle da inadimplência.

Indecisos

16,7% dos consumidores não sabem o que farão com a segunda parcela do 13º salário, contra 15,2% em 2013. “Portanto, é grande a parcela de indecisos – eles ainda podem ir às compras. Isso dá espaço para as áreas de marketing do varejo estimularem o consumidor por meio de campanhas e ofertas, principalmente de novidades tecnológicas. Esses indecisos podem ser os chamados ´consumidores de última hora´, podendo ir às lojas depois que receberem o benefício”, afirma o presidente da ACSP. 

Reforma da casa

Com os preços dos imóveis em alta, aumentou a parcela de consumidores que preferem reformar a casa: neste ano são 2,4%, sendo que em 2013 não se atingiu 1%.

13º salário: R$ 158 bi na economia

Para se ter uma ideia da importância do 13º salário para a economia e para o varejo, o pagamento das duas parcelas do benefício vai injetar R$ 158 bilhões na economia, segundo o Dieese. O valor equivale a cerca de 3% do PIB.

O Dieese também estima que 84,7 milhões de brasileiros contarão com o dinheiro extra e que cada consumidor receberá, em média, R$ 1,774 mil.    

Sobre a pesquisa

A pesquisa, encomendada pela ACSP ao Instituto Ipsos, é baseada em mil entrevistas domiciliares feitas em todas as regiões brasileiras por amostra probabilística com cota, representativa do eleitorado a respeito de sexo, idade, educação, PEA (População Economicamente Ativa), e região (PNAD e TSE);

Veja a tabela: 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 


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