Quem nunca teve o sonho de cantar, não é mesmo? Embora para muitas pessoas essa realidade pareça ser apenas um sonho distante, para a ACIL (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme) esse é o início de um novo projeto que tem o intuito de trazer incentivo cultural à população lemense.
A iniciativa é uma parceria entre a Associação e a Secretaria de Cultura de Leme. O Coral Acil é o novo projeto que irá oferecer a prática vocal coletiva de forma regular e totalmente gratuita para a população, proporcionando uma experiência cultural inédita na cidade.
“Esse é o primeiro de outros projetos culturais que acontecerão no futuro, vindo ao encontro do desejo da ACIL em trazer iniciativas que promovam cultura, educação e engajamento para toda nossa sociedade. Para a ACIL o conceito de empreender é muito amplo, abrangente e não envolve apenas os negócios, mas sim ações que possam promover desenvolvimento para toda sociedade.” Pontuou João Mantoan, gerente executivo da ACIL.
As atividades têm início previsto para os dias 06 e 13 de setembro, quando ocorrerão as inscrições presenciais junto com a classificação vocal dos interessados que comparecerem. A atividade será conduzida por três profissionais: André Rodrigo que é mestre em Performance em Regência pela USP, possui Graduação em Música pela UNICAMP, além de especialização na Holanda e Espanha, Fernanda Tonoli, cantora e produtora cultural que já atuou nas mais diversas áreas, com foco em teatro e música além da cantora lírica e preparadora vocal, Andrea Denzin.
“O Coral ACIL ofertará uma atividade cultural de enorme relevância para a população. Através dessa incrível iniciativa, um grupo de indivíduos interessados em música ganhará a oportunidade de aprender a cantar, conhecer o próprio corpo e a própria voz, e se expressar artisticamente, usufruindo dos benefícios de um treinamento musical conduzido por uma equipe de profissionais altamente capacitados e podendo impactar seu entorno através do fazer musical.” Explicou André.
É importante reforçar que não existem pré-requisitos técnicos para participar do projeto, basta apenas ter idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos, vontade de cantar e comparecer no dia 06/09 ou 13/09, das 14h até as 16h30, na Secretaria de Cultura e Turismo (no antigo galpão da FEPASA), quando será realizada a inscrição e seleção dos participantes. Vale ressaltar ainda que o Coral ACIL será um núcleo artístico capaz de participar ativamente da agenda cultural da cidade.
De acordo com Fernanda Tonoli, projetos culturais como esse são extremamente importantes para a formação pessoal dos participantes.
“Ao cantar semanalmente em um grupo heterogêneo, os participantes exercitam, de forma natural e prazerosa, valores como: convivência em grupo, respeito ao próximo, respeito à diversidade e potência da ação coletiva sobre a ação individual. Além disso, projetos como este agregam também na construção e difusão de conhecimentos como: história e música, leitura de partitura, conhecimento do próprio corpo e do aparato vocal, respiração, além de serem uma excelente oportunidade de exercício de habilidades como paciência, atenção e liderança”, finalizou a integrante da equipe.