Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

AC orienta que MEI já pode emitir nota fiscal de serviços eletrônica via aplicativo no celular

Notícias 05 de dezembro de 2022

Desde a última quinta-feira (1), os microempreendedores individuais (MEI) prestadores de serviços podem emitir nota fiscal eletrônica, inclusive pelo celular. Conforme orientado pela Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, o aplicativo NFse Mobile está disponível para dispositivos Android e IOS. O lançamento do serviço foi anunciado pela Receita Federal, em Brasília, ao lado do Sebrae, parceiro no desenvolvimento do projeto, considerado um marco na simplificação tributária no país e modernização do ambiente de negócios brasileiro.

De acordo com o presidente da ACIG, Mauro José de Sá, a nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) é revolucionária. 

“É mais um importante serviço, que vem ao encontro das necessidades do MEI, que em sua maioria são prestadores de serviço. É um avanço significativo”, disse ele.

Dados da Receita Federal apontam que atualmente existem 14,7 milhões de MEI registrados, sendo que aproximadamente 60% deles atuam no ramo de pequenos serviços no país.

Durante o lançamento da NFs-e, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou a importância dos microempreendedores individuais: “É uma imensa satisfação participar deste momento. O MEI é a porta de entrada de milhões de brasileiros ao empreendedorismo, de forma legalizada, dando dignidade às pessoas”.

Segundo ele, a nota fiscal de serviços eletrônica se assemelha ao PIX, pela inovação e facilidade que agrega ao ambiente de negócios brasileiro. “Não basta formalizar, é preciso ver o resultado disso por meio da nota fiscal e, a partir de agora, o empreendedor vai poder emitir sua nota rapidamente pelo celular. Esse é um movimento de modernização necessário para o país”, avaliou Melles.


Cronograma para disponibilização da NFs-e
Mauro explicou que, inicialmente, apenas os MEI residentes nos municípios que já aderiram ao Sistema Nacional da NFs-e terão acesso ao serviço digital. A partir de 1º de janeiro, a nota fiscal de serviços eletrônica estará disponível para todos os MEI do Brasil, independentemente de adesão ou não. Calcula-se que 119 cidades já fizeram adesão, sendo 16 capitais, o que representa perto de 58% da arrecadação de ISS do país. 

“Até o último dia 30 de novembro, segundo o Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica, do Governo Federal, 17 cidades paulistas tinham feito a adesão, incluindo Garça. No entanto, o portal aponta que nossa cidade está com pendências na documentação, o que deve ser sanado. Quando tudo tiver resolvido, os MEIs de Garça poderão utilizar o serviço, mas, independente da regularização, a partir de janeiro, o serviço se estende a todos”, salientou o dirigente garcense.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal, Gustavo Jube, coordenador do projeto, a partir de 3 abril de 2023, a emissão da nota fiscal de serviço eletrônica será obrigatória nos casos em que o MEI tem o dever de emitir o documento, ou seja, para vendas para pessoas jurídicas.

“Hoje o MEI não tem uma emissão de maneira padronizada, então cada município tem um emissor e ainda existem muitas cidades que não têm e o empreendedor tem que comprar. Então esse aplicativo é um pontapé para mudar a realidade do MEI. Sabemos das dificuldades que eles enfrentam e que impactam na condução do seu negócio”, frisou.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, destacou a contribuição da iniciativa para a cidadania. 

“Isso facilita muito a vida do MEI que for vender para uma empresa, o que é obrigatório. E nós sabemos que o cidadão quer o documento fiscal mesmo nos casos em que não é obrigatório. Então, isso também contribui como elemento de cidadania”, ressaltou. Santiago adianta que futuramente a nota fiscal de serviços eletrônica deve eliminar a declaração anual do MEI, enviada anualmente até 31 de maio, já que as informações do faturamento já estarão no sistema da Receita Federal.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE