Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE Batatais e Sebrae Franca realizaram mais um curso de Fluxo de Caixa

Notícias 06 de setembro de 2018

Segundo a agente Andrea Oliveira, o fluxo de caixa cria a possibilidade da empresa saber o que ela tem a receber e a pagar no futuro

No dia 14 de agosto, das 19h às 22h, a ACE Batatais, em parceria com o Escritório Regional do Sebrae em Franca, realizou o Curso Fluxo de Caixa, com o consultor Carlos Alberto de Araújo, com a participação de 12 empresários, que puderam conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre como organizar e analisar a saúde financeira de suas empresas.

O objetivo foi o de sensibilizar o participante sobre aspectos importantes da gestão financeira do negócio, como contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e reserva de capital de giro. Durante a oficina foram abordados o fluxo de caixa; organização para elaboração dos controles financeiros; fluxo de informações financeiras; quatro controles financeiros; contas a pagar; contas a receber e capital de giro.

“Esse foi mais um curso que a ACE Batatais conseguiu trazer gratuitamente para os nossos associados por meio da parceria com o Sebrae Franca que vai de encontro aos interesses da classe empresarial do município, principalmente para os micro e pequenos empresários. Essas ações pontuais fortalecem essas empresas, que passam a controlar melhor suas finanças e não serem pegas de surpresa”, comenta o gerente Luiz Carlos Figueiredo.

De acordo o gerente, o fluxo de caixa cria a possibilidade da empresa saber o que ela tem a receber e a pagar no futuro, o que ocasiona uma organização financeira na empresa interessante para a rotina empresarial.

“O fluxo de caixa é diferente do movimento de caixa, que é toda a entrada e saída de dinheiro em um dia. O controle do movimento é importante para saber o saldo do dia, já o controle de fluxo de caixa é importante para a empresa saber o que ela tem a pagar e o que ela tem a receber durante um certo período, com isso, ela consegue fazer uma estratégia de quanto tem que vender a mais para poder honrar os seus compromissos”, comenta Figueiredo.

O empresário que não utiliza essa ferramenta pode comprometer a saúde financeira de sua empresa. O empresário tem que dar atenção à gestão financeira de seu negócio, e o fluxo de caixa vai mostrar se naquele determinado dia do mês ele vai ter condições de pagar suas contas.

Com esse controle, o empresário consegue se planejar, evitando uma inadimplência com fornecedores, de ter que pegar empréstimos de uma instituição financeira ou de terceiros, pagando juros e tornando esse dinheiro mais caro.

O fluxo de caixa pode ser semanal, quinzenal, mensal. Tem empresas que trabalham com fluxo de caixa de três meses, de seis meses, e assim consegue-se ter uma análise mais real da situação financeira. “O ideal é que o fluxo de caixa seja semanal, para podermos fazer uma análise do que eu tenho que pagar durante a semana. No domingo, antes de dormir, o empresário consegue ver o que ele tem para receber e o quanto ele tem a pagar nos próximos dias, passou Carlos aos participantes do curso.

O consultor ainda comentou que é comum se deparar com muitos empresários que não fazem o fluxo de caixa de suas empresas e nem sabem o que significa. “Isso é muito normal, como é comum também empresários quem nem anotam a entrada e saída de dinheiro diariamente”, finalizou.

Vergilio Oliveira - Assessoria de Imprensa ACE Batatais (16) 3761-3700

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE