Na tarde de terça-feira, 22 de fevereiro, foi realizada a reunião entre representantes da ACE Batatais, do Escritório Regional do Sebrae em Franca, do Senai Regional de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O objetivo do encontro foi o de apresentar o resultado da pesquisa de interesse das empresas associadas à ACE para os cursos gratuitos do Sebrae, Senai e Senac, analisar as disponibilidades ofertadas, visando elaborar a programação de cursos que acontecerão durante o ano.
Participaram da reunião com o coordenador das agências do Sebrae Aqui na região de Franca, Douglas Figueiredo Macedo, e com a coordenadora de relacionamento do Senai, Maria Helena Alecrim de Freitas, o gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, os colaboradores Andrea Oliveira e William Carlos Oliveira, a secretária municipal de Assistência e Social e Cidadania, Fernanda Cristina Robes Girard, o chefe da divisão municipal do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o psicólogo Guilherme Shinagawa Bitencourt, por vídeo conferência o vice-presidente da Indústria da ACE, Paulo Augusto Nascimento Neto.
A pesquisa de interesse por cursos gratuitos oferecidos pelo Sebra, Senac e Senai, que apresentava mais de 50 opções, foi realizada entre os dias 15 e 21 de fevereiro, pela ACE Batatais de forma digital com as empresas dos segmentos de comércio, indústria e serviços de toda a cidade, utilizando os canais de comunicação da entidade e imprensa local, informando ou disponibilizando o link de acesso da página na internet.
Segundo Figueiredo, as informações da pesquisa, como número de empresas interessadas nos mesmos cursos e potencial número de participantes foram apresentadas na reunião. Como regra, é necessário que no mínimo 15 empresas queiram a realização do mesmo curso para que ele aconteça. Alguns cursos atingiram ou até ultrapassaram o número mínimo, outros faltaram bem pouco, mas também sinalizam a possibilidade de efetivação.
“Com essas informações, o Sebrae irá analisar e definir quais cursos serão realizados gratuitamente em Batatais para as empresas. Algum curso que faltou pouco para atingir 15 CNPJs, poderemos fazer um trabalho direcionado de sensibilização junto à alguns empresários e conseguir trazê-los para a nossa cidade, lembrando que esses treinamentos são 100% subsidiados pelo Sebrae e é uma ótima oportunidade de melhor qualificação da mão de obra ativa”, ressaltou o vice-presidente da indústria da ACE, Paulo Augusto Nascimento Neto.
Ennio Cesar Fantacini, presidente da ACE Batatais, destacou que o Sebrae através da parceria com o Senai abriu a possibilidade de trazer outros cursos gratuitos, profissionalizantes e de qualificação, que não constavam na pesquisa, direcionados para a população, como o de Eletricista, Ajuste e Reforma de Roupas, Bombons Finos, Bolos Caseiros e Bolos no Pote.
“Vamos aguardar o retorno da análise do Sebrae sobre quais cursos iremos realizar durante este ano para podermos informar as empresas e a comunidade. Estamos confiantes que teremos um 2022 repleto de ações que contribuirão com a geração de renda, emprego, com desenvolvimento econômico e social para a nossa cidade”, comentou Ennio Cesar Fantacini.