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ACE de Pompeia consegue normatização pelo 3º ano

Notícias 21 de janeiro de 2014

Depois de oito horas de auditoria interna, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, conseguiu pelo terceiro ano consecutivo, a normatização ISO9001:2008, o que não é comum entre as associações comerciais do Brasil. “Não é difícil conseguir a normatização”, disse o presidente da entidade, Alair Mendes Fragoso. “O difícil é manter”, resumiu o dirigente ao elogiar a performance da entidade nos últimos anos, que vem adotando a normatização em todos os procedimentos administrativos da entidade. “Não só ajuda como estimula a organização interna”, explicou o dirigente que instituiu o programa na entidade.

Com as análises do consultor Rogério de Aveiro, todos os procedimentos desenvolvidos pela entidade nas áreas de: compras, convênios, certificação digital, marketing, jurídico, Recursos Humanos e todo o sistema de gestão da qualidade, os detalhes foram apresentados pelos responsáveis e avaliados. “Naturalmente ficamos apreensivos, mas de uma maneira menos tensa do que nos anos anteriores”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da entidade, que contou com a participação da futura presidente da entidade Marineves da Silva Barros Souza, que acompanhou toda a auditoria. “Ela já participou de algumas ações, mas é importante que ela verifique como funciona”, comentou a gerente.

Segundo a representante da direção, Priscila de Oliveira, a consultoria até que foi tranquila, porém, a ansiedade do pessoal foi maior. “Estamos num local provisório, com a reforma de nossa sede e isso gera uma certa intranquilidade”, comentou. “Quanto aos documentos, explicações e principalmente a demonstração da funcionalidade, foi tudo muito bem”, avaliou a responsável pelo monitoramento dos procedimentos normatizados. “Nossa diretoria está bem comprometida, e a próxima que assumirá o clube está bem envolvida”, afirmou a coordenadora que acredita ser difícil a entidade perder a normatização. “A cada ano estamos cada vez mais práticos e isso ajuda muito, tanto na demonstração como na realização”, constatou.

A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em mais de uma centena de países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. 

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