Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE de Pompeia preocupada com crescimento

Notícias 23 de julho de 2013

ACE de Pompeia preocupada com crescimento

Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, alerta comerciantes para que evitem calotes

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, está preocupada com o crescente índice de inadimplência que detém mais de R$ 2,2 milhões que deixam de circular entre as lojas da cidade. Neste sentido a entidade está orientando os comerciantes associados para que tomem muito cuidado no momento de abrir crediário aos consumidores. “Além de haver uma preocupação muito grande em comprar bem, junto aos fornecedores, a abertura de crediário é o segundo passo mais importante no comércio”, disse o presidente da ACE de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, que vem conversando com comerciantes associados para que tomem muito cuidado neste relacionamento comercial. “É preciso conhecer bem de quem se compra e para quem se vende”, ensinou o empresário ao destacar as 5.342 pessoas em débitos nas lojas de Pompeia nos últimos cinco anos.

No período de primeiro de julho de 2008 a primeiro de julho de 2013 foram incluídos no Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da ACE de Pompeia 14.735 CPFs, ou seja, pessoas físicas que deixaram de ter crédito com pendências das mais diversas em aberto. São 2.665 débitos através de duplicatas, 1.285 com cheques devolvidos, 6.399 através de Nota Promissória, 350 não cumpriram contratos estabelecidos, e 2.632 casos dos mais diversos que resultaram na negativação do crédito junto ao SCPC. “É um universo muito grande de pessoas que prejudicam, de alguma maneira, o desempenho do comércio da cidade”, lamentou a gerente administrativa da associação comercial, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.

Diante desta situação a gerente administrativa vem orientando os comerciantes associados para que no momento da venda o comerciante tenha muito cuidado para evitar pendências futuras. “É preciso ter muito cuidado e tomar algumas precauções, mesmo que se sinta constrangido diante de amigos ou familiares na hora do crediário”, disse a dirigente de Pompeia ao lembrar da necessidade de se exigir a assinatura do cliente em notas nas vendas a prazo. “É a única forma de incluir o cliente no SCPC”, lembrou. “Caso a nota não seja paga no devido tempo, a inclusão no SCPC da ACE de Pompeia auxilia outros comerciantes, evitando que tais clientes continuem comprando sem pagar”, explicou. “Com o índice de inadimplência crescendo, é importante se precaver e fazer uma venda segura, sempre consultando o CPF do cliente no SCPC da ACE de Pompeia, para saber sobre a situação de crediário do cliente, antes de vender”, alertou.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE