Festejar a mulher mais especial de nossas vidas e ainda conquistar novos clientes. Essa é a janela de oportunidade que se abre agora e permanece até o Dia das Mães, segunda data mais importante do calendário varejista. A Associação Comercial e Empresarial de Holambra (ACE Holambra) aponta duas condições especialmente fortes nesse Dia das Mães de 2021: o comércio online e a concorrência acirrada. Assim, se destaca - e vende mais - quem tiver o melhor domínio no manejo de ferramentas digitais e conhecimento de estratégias de venda. Além, é claro, de bons produtos e ideias de presente. Veja as dicas sugeridas pela Associação Comercial a partir de orientações do Sebrae:
1 - ATENDA SEU CLIENTE
O atendimento online, pelas redes sociais e WhatsApp, precisa ser oferecido como se o cliente estivesse no balcão. Demorar o atendimento ou ignorar mensagens é mais do que perder venda, é risco de perder o cliente. Esse momento de interação pode ser ótimo para cativar potenciais clientes e oferecer produtos que ele nem estava procurando.
2 - INCENTIVE A PROPAGANDA ESPONTÂNEA
Incentive através de promoções que as mamães presenteadas postem fotos e marquem o seu nome ou o nome da empresa nas postagens, contando ao mundo o que ganharam – e como ficaram satisfeitas.
3 - AJUDE SEU CLIENTE A SER CRIATIVO
Não deixe para seu cliente a tarefa de ser criativo! Ofereça, você mesmo, boas ideias de presentes casados, kits, cestas, surpresas etc.
4 – VALE-PRESENTE
Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. O vale-presente pode ser oferecido online, com pagamento por PIX ou cartão, sendo de fácil consumo por quem prefere ou precisa fazer compras e presentear à distância.
5 - FIDELIZE
Pergunte se o comprador gostou da loja, do atendimento e dos produtos. Peça meios de contato para fazer ofertas no futuro, troque ideias. A opinião do cliente é o melhor termômetro para você continuar o que está certo e corrigir o que está errado.