Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE Jundiaí comemora 3 anos de Sistema de apoio à segurança pública

Notícias 06 de maio de 2021

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí está comemorando três anos da assinatura do Acordo de Cooperação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) para a implantação do Sistema Detecta no município.

O Detecta é um sistema inteligente de monitoramento e apoio à segurança pública do município. Diferente dos radares, que detectam excessos de velocidade, as câmeras do Sistema lêem placas de veículos e identificam, em questão de segundos, se o proprietário ou veículo tem algum tipo de registro criminal. “A ACE tem 54 câmeras do Detecta espalhadas em diferentes pontos da cidade. Quando um carro furtado ou roubado passa por uma delas, a câmera aciona todas as viaturas policiais num raio de 5km do local”, explica o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro. “Isso contribui para o trabalho operacional e investigativo da Polícia, culminando na prisão de criminosos que atuam na cidade.”

O presidente cita como exemplo dois fatos ocorridos nesta quarta-feira que auxiliaram a prisão de infratores. O primeiro caso foi uma tentativa de roubo no Anhangabaú. Após tomar conhecimento do caso, a polícia fez um levantamento da placa do veículo envolvido e com o apoio das câmeras do Detecta conseguiu abordar e prender os dois homens na rua Tiradentes.

Também por meio do Sistema Detecta a Polícia prendeu uma quadrilha que furtava motos em Jundiaí, Itu e Indaiatuba. O serviço de inteligência da Polícia usou as câmeras do Detecta e identificou a moto usada pelos acusados.

O Sistema faz, em média, 5 milhões de leituras de veículos no mês, e cada câmera tem capacidade de gerar quase 12 mil registros por dia.

Homenagem

Em reconhecimento ao apoio e trabalho realizado nestes três anos, a diretoria da ACE Jundiaí entregou, nesta quinta-feira, medalhas de homenagem para representantes das forças policiais envolvidos diretamente no projeto. Participaram da homenagem os Tenentes Coronéis Silvio Felix de Araujo, do 11° BPMI, Malco Basilio, do 49° BPMI,  a Coronel Carla Basson, Gestora de Segurança Pública, e Marco Antonio Ferreira Lopes, representando o Delegado Seccional Luiz Carlos Branco Júnior, e outros representantes da PM.

A ACE Jundiaí foi a primeira entidade de classe a assinar o Acordo de Cooperação Detecta, em maio de 2018, e o projeto foi resultado de um trabalho de quase oito meses de estudos, articulados pelo conselheiro da Associação Danilo D’Angelo, com apoio de representantes das Polícias e dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). “Acreditamos que a união entre a sociedade civil e as forças públicas foi de grande importância para melhorar a segurança no município. Agradecemos a confiança e o apoio de todos neste período.

 
 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE