Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE Jundiaí mobiliza população para, usando tecnologia, auxiliar as forças públicas de segurança

Notícias 24 de setembro de 2018

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) está mobilizando empresas, representantes de associações de bairros e outros interessados em criar uma teia de segurança no município por meio da instalação de câmeras do Sistema Detecta. A entidade, que assinou o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), já instalou nove de um total de 25 equipamentos, mas o município pode receber mais de 300 câmeras (além das câmeras do convênio municipal), que funcionam integradas ao maior banco de dados criminais da América do Sul, auxiliando as ações policiais e seus trabalhos operacionais e investigativos.

Segundo o empresário e conselheiro da entidade, Danilo D’Angelo, o objetivo da ACE Jundiaí é atuar como facilitadora da implantação do Detecta em Jundiaí, permitindo o uso de seu acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública para que outros interessados possam instalar as câmeras particulares com mais facilidade e melhor custo x benefício. “A ACE não conseguirá investir nas mais de 300 câmeras, por isso estamos incentivando outras pessoas a instalarem para que, junto com o sistema OCR da Guarda Municipal, possamos criar um cinturão de segurança e coibir o crime na cidade”, explicou ele durante reunião realizada na última semana com representantes de empresas de segurança, de associações de bairros e da Polícia Militar. “A ideia da ACE é fazer com que o nosso sistema complete o municipal e, juntos, facilitem o trabalho das polícias. A estimativa é que, com as 25 câmeras instaladas, tenhamos mais de 5 milhões de leituras de placas por mês.”

As câmeras integradas no Sistema Detecta são de LAP (leitura automática de placas), que leem as placas de veículos em questão de segundos e, em caso de alguma irregularidade do veículo ou seu proprietário, acionam automaticamente a viatura mais próxima do local para averiguação. Pelos últimos dados, com o auxílio deste Sistema no Estado, foram cerca de 7 mil veículos interceptados, 11,2 mil pessoas presas e 546 armas de fogo apreendidas, contando com 5685 pontos de instalação.

Durante a reunião na ACE, o Major da PM, André Antonio da Rocha Sousa, reforçou que estas não são câmeras que vão multar os veículos e serão usadas como uma importante ferramenta para análise criminal. “O Detecta é um Sistema de registro de informação essencial para a segurança pública”, diz. “A câmera faz automaticamente a averiguação do veículo que todo policial faz, mas muito mais rápido, em oito segundos.”

Odete Amaro, que representou a empresa LGM na reunião da ACE, disse que já conhecia o Sistema Detecta mas acredita que agora, com o envolvimento da iniciativa privada e o apoio institucional da PM, será muito importante para o município. “Jundiaí só tem a ganhar, será um expansão importante para o bem comum.”

Demir Crespim Bueno, representante de um edifício na Vila Progresso, não conhecia o Sistema e ficou impressionado ao descobrir o funcionamento. “Por mais que um condomínio tenha um sistema de monitoramento mostrando a calçada, ninguém sabe se o carro que está passando ali é roubado”, disse. “Achei o Detecta excelente por mostrar isso.”

Como participar do projeto

A adesão ao Sistema Detecta por meio do convênio da ACE Jundiaí pode ser feita por empresas ou pessoas físicas, de algumas formas. São elas:

· Doação de câmeras: adquirindo câmeras e licenças para serem instaladas em locais definidos pelo Comitê Gestor formado por forças policiais.
· Integração: conectando câmeras próprias ao Sistema Detecta.
· Infraestrutura: Autorizando a instalação de câmera na fachada do estabelecimento e fornecendo internet e energia.

Quem estiver interessado pode entrar em contato pelo telefone: (11) 3308-4328.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE