Iniciada no dia 15 de março deste ano, em celebração ao Dia do Consumidor, a ACEJB lançou a pesquisa online para descobrir o Perfil do Consumidor Local. No questionário, além de perguntas socioeconômicas há espaço para o consumidor dar a sua opinião e sugestões sobre o comércio de José Bonifácio e região.
Até o fechamento desta edição, 158 pessoas haviam respondido à pesquisa que continua aberta para coleta de respostas. Para participar, basta acessar o link: http://bit.ly/pesquisaACEJB .A pesquisa demora cerca de dois minutos para ser respondida.
Confira abaixo alguns dos dados obtidos até o momento, para ver todos os dados, acesse o site da ACEJB: http://www.acejb.com.br/
Faixa etária e idade
Pessoas de 18 a 69 anos responderam à pesquisa, sendo 59,5% mulheres e 40,5% homens.
Escolaridade
Quanto à escolaridade, 38,6% dos pesquisados responderam ter ensino superior, seguido por 34,2% com ensino médio, 19,6% com pós-graduação, 5,1% com ensino fundamental e 1,3% com mestrado. As formações em doutorado e pós-doutorado obtiveram índices menores que 1%.
Estado Civil
51,9% dos pesquisados responderam ser casados, seguido por 31,6% de solteiros, 13,9% em união estável e 1,9% de divorciados. Para os viúvos o índice foi abaixo de 1%
Filhos
Sobre filhos, 41,1% responderam não ter filhos, seguido de 31% com apenas um filho, 19,6% com dois filhos e 8,2% com três ou mais.
Cidade
Quanto à localidade onde moram, 93,7% dos pesquisados são de José Bonifácio, 3,2% de Ubarana e 1,3% de Planalto. Mendonça, Adolfo, Nipoã e outras cidades obtiveram índice menor que 1%.
Pagamento de compras
Sobre a preferência ao pagar suas compras, 59,5% preferem pagar à vista, com desconto e 40,5% preferem a opção parcelado, sem juros.
“Qual a data comemorativa em que gasta o maior valor em compras?”
Natal e ano novo ficaram com 77,8% das preferências, seguido de Black Friday, com 13,3%. Dia das crianças ficou em terceiro lugar com 5,7%, dia das mães ficou com 2,5% das preferências e Dia dos namorados teve menos de 1%.
Sobre os produtos comprados pela Internet, os entrevistados poderiam escolher mais de uma opção e os resultados foram:
Eletrônicos e eletro portáteis – 50% |Móveis, eletrodomésticos e decoração – 29,1%|Roupas e calçados – 24,7%|Viagens – 22,8%|Produtos de beleza e higiene – 19%|Livros e filmes – 16,5% |Brinquedos – 11,4%|Nãofaz compras pela Internet – 9,5%|Enxoval – 7,6% |Produtos alimentícios – 3,8% |Compras coletivas – 2,5% |Sexy Shop – menos de 1%
“Como se informa?”
Os entrevistados puderam escolher mais de uma opção. 88,6% responderam que se informam por redes sociais, 63,3%, por site de notícias, 51,3% pela televisão, 25,3% por rádio, 22,8% por jornais e 14,6% por revistas.
As sugestões e críticas coletadas a respeito do comércio local serão encaminhadas para os diretores e associados da entidade para que sejam avaliadas.