Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acesso ao mercado internacional: Facesp e Governo do Estado juntos na preparação das MPEs

Notícias 14 de fevereiro de 2020

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) é parceira do governo estadual no programa Exporta SP, que vai preparar empresas de micro, pequeno e médio portes para acessar o mercado internacional. 

A meta do projeto é qualificar 150 empresas somente neste ano. A meta é chegar a 1.200 empresas até 2024. Parte das MPEs a ser qualificada será indicada pela Facesp, por meio das Associações Comerciais do interior do Estado de São Paulo. O programa de capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e executado pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - InvestSP. 

De acordo com o governo estadual, o Exporta SP será o maior programa de capacitação para exportações já executado em São Paulo e quiçá no Brasil, incluindo pela primeira vez startups e o setor de serviços no escopo de atuação. Poderão participar micro, pequenas e médias empresas que ainda não exportam ou que já atuam no comércio internacional e queiram expandir seus mercados. 

“Esta parceria vem em bora hora, quando Facesp, Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e toda rede de Associações Comerciais perceberam a importância de trabalhar com o Comércio Internacional e passaram a estimular este tipo de negócio”, afirmou o vice-presidente de Comércio Exterior da Facesp, Farid Murad. “No mundo globalizado em que vivemos, com acesso a tecnologias que aproximam cliente de vendedores, independentemente de quantos quilômetros estejam de distância, as empresas que se atualizam e se capacitam conseguem ampliar os negócios e criam novas e importantes fontes de renda, gerando novos empregos e oportunidades”, ressaltou Farid. 

“Esse programa é um meio para que o crescimento econômico se torne prioridade em São Paulo. Das empresas que exportam hoje no Brasil, 45% delas são de São Paulo. E temos potencial para muito mais, 63% dos municípios paulistas possuem registro para exportação, contudo o volume de exportação está concentrado em 10% dos municípios”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen. 

O evento de lançamento do Exporta SP, realizado no final de janeiro deste ano, contou com a participação do presidente da Facesp e da ACSP, Alfredo Cotait Neto, do governador João Doria, de Wilson Mello Presidente da InvestSP, do coordenador do Exporta São Paulo da Facesp/ACSP, Luiz Carlos Ferreira de Oliveira, além de Murad e Patricia Ellen.

SOBRE O PROGRAMA

O novo programa prevê a descentralização dos serviços de exportação do Estado. A capacitação terá uma duração de cinco meses por turma e abordará os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização dos produtos e dos serviços. Conteúdos sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas, ministrados por especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA), sobre a coordenação da equipe técnica da InvestSP. 

Para participar, as MPEs interessadas precisarão se cadastrar no site da InvestSP e passar por um processo de seleção, que avaliará o atual estágio para acesso ao mercado externo. Após a seleção, o empreendedor terá aulas presenciais e acesso à plataforma online de conteúdo, inclusive com participação efetiva da Facesp/ACSP. Também serão realizados workshops regionais, que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional. 

Depois de concluída a fase de treinamento, as empresas continuarão sendo monitoradas pela equipe de promoção de exportações da InvestSP. A fase de acompanhamento terá duração de dois anos. Neste período, serão feitos diagnósticos semestrais para verificar se o plano de ação elaborado durante a capacitação está sendo implementado corretamente.

 

Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE