Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACI lança oficialmente campanha “O Vale vota no Vale”

Notícias 29 de maio de 2018

Iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos projeta fortalecer a bancada da RMVale nas Casas Legistativas

A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos lançou oficialmente, nesta segunda-feira, a campanha “O Vale vota no Vale”, que defende o voto preferencial em candidatos a deputado estadual e federal nas eleições deste ano. O lançamento ocorreu durante o seminário “Os Desafios do Vale nas eleições de 2018”, realizado na sede da associação.

Durante o evento também foi lançada a “Carta do Voto”, documento que defende a eleição de uma bancada regional mais forte nas Casas Legislativas e que serve como base da campanha.

O seminário reuniu cerca de 80 pessoas na manhã desta segunda-feira, entre elas os deputados que compõem a bancada da RMVale na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Federal, pré-candidatos a deputado, lideranças políticas e empresariais. A meta do seminário é levantar prioridades da região a serem defendidas na campanha eleitoral.

-- Em 2014, a região elegeu dois deputados estaduais e dois deputados federais. Em que pese a qualidade de nossa bancada, numericamente, ela é pequena em relação a outras regiões do Estado – disse o presidente da ACI, Humberto Dutra na abertura do evento.

Com 1,7 milhão de eleitores, a RMVale elegeu quatro deputados nas eleições passadas. Em comparativo, com 1,6 milhão de eleitores, a região de Ribeirão Preto elegeu mais que o dobro. Maior colégio eleitoral da região, que este ano deve atingir 503 mil eleitores, São José dos Campos tem apenas um representante na Assembleia Legislativa.

Pesquisa

A ACI divulgou no evento uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia), sobre a expectativa do eleitor em relação às urnas de outubro. O levantamento foi realizado entre 24 e 27 de abril e ouviu 381 pessoas em locais de grande circulação em São José dos Campos, como Praça Afonso Pena, Calçadão da Rua 7, Rua 15 de Novembro e shoppings CenterVale e Vale Sul. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os números mostram que a maioria do eleitorado pretende votar em candidatos ficha limpa (78%) e que iria às urnas mesmo que o voto não fosse obrigatório (65,6%). Em contrapartida, é grande o número de eleitores para quem as urnas de outubro são uma realidade distante: 90,5% dos eleitores não souberam dizer qual seria o candidato escolhido para deputado federal, índice que vai a 92,4% quando se trata de deputado estadual.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE