Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIA avalia primeira semana de reabertura do comércio

Notícias 08 de junho de 2020

A primeira semana de retomada do comércio de Americana foi marcada por grande circulação na área central e nos bairros com corredores comerciais. A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) em contato com associados constatou que a reabertura ainda não impactou positivamente no faturamento com vendas, mas na corrida pelo pagamento de carnês, ou seja, compras efetuadas anteriormente.

No sábado, o calçadão das ruas 30 de Julho e Fernando Camargo registrou grande concentração de consumidores. O coordenador da Distrital Centro, José Camacho, explicou que as pessoas aproveitaram o pagamento no quinto dia útil para quitar suas dívidas.

“A grande maioria foi ao comércio para o pagamento de carnês. Teve lojas com filas do lado de fora, porque estavam restringindo a entrada para evitar aglomeração. Mas, ainda não podemos dizer que voltamos a faturar normalmente”, afirmou Camacho.

Lojas infantis foram as que registraram vendas, considerando a mudança de temperatura e o fato de as crianças perderem roupas e calçados com frequência, exigindo a reposição.

De acordo com o presidente da ACIA, Wagner Armbruster, era esperado grande movimento após o comércio permanecer fechado durante a quarentena, porém ele reforça que os comerciantes estão orientados sobre os protocolos de saúde para controle do Covid-19.

“Estamos acompanhando de perto o movimento do comércio e dialogando com os lojistas para que tenham uma retomada segura. O faturamento ainda não voltou ao normal, mas quando os demais setores puderem reabrir, o cenário tende a melhorar. É o que esperamos”, completou.

Nos corredores comerciais dos bairros Antonio Zanaga e Jardim Ipiranga a situação foi semelhante. Os consumidores foram às ruas para quitar suas dívidas e passear com a família. “Temos fortalecido a orientação para uso de máscara, porque como as pessoas estão se adaptando, acabam esquecendo em casa. Todo cuidado é necessário, porque além de retomar as vendas, precisamos preservar a saúde”, enalteceu o coordenador da Distrital Oeste, Lucas Leoncine.

Clóvis Ferreira, que representa a ACIA na região do bairro Antonio Zanaga pela Distrital Leste, também ressaltou a preocupação dos comerciantes em evitar aglomerações. “Tivemos estabelecimentos com filas, inclusive muitos idosos e crianças na rua. Não podemos descuidar”, comentou.

FERIADO
Na próxima quinta-feira, dia 11, o comércio de Americana estará fechado por conta do feriado de Corpus Christi. No sábado, 13 de junho, Dia de Santo Antonio e feriado municipal, as lojas funcionarão em horário especial, das 10 às 14 horas, para as compras do Dia dos Namorados. A ACIA reforça a importância dos cuidados para evitar contágio do coronavírus, como uso de máscara de proteção, lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool gel e evitar aglomerações..



Jornalistas responsáveis

Kesi Adria  MTB 25.988
(19) 99921-4112


Rodrigo Cezarin MTB 53.361
(19) 98207-9835

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE