Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, ao lado da diretoria da entidade, recebeu convidados no último dia 9 de setembro, na Sociedade Hípica de Campinas, para a comemoração oficial do centenário da ACIC, completado em 21 de novembro de 2020. O evento marcou o lançamento do livro “ACIC – Há 100 anos sempre à frente do seu tempo”.
A publicação, de capa dura e tiragem limitada, traça um paralelo entre a atuação e a representatividade da entidade e os fatos marcantes que ocorreram em Campinas, no Brasil e no mundo, desde a sua fundação. A edição e os textos estão a cargo da jornalista Valéria Forner e a produção é assinada pela Ki Produções (leia-se Renata Podolsky). O livro será disponibilizado para consultas nas principais bibliotecas e acervos de Campinas e também no site da ACIC (acicampinas.com.br).
Cerca de 600 convidados estiveram presentes. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou o evento, ao lado de outras autoridades, empresários e representantes de entidades classistas, tais como Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na ocasião, a ACIC prestou homenagem aos empreendedores de Campinas, por meio da entrega de um troféu a quatro empresas nascidas na cidade e que projetam o nome do município nacional e internacionalmente.
São elas a Selmi, fundada em 1887, que atende o Brasil e mais 35 países, a multinacional Ci&T, que abriu capital na Bolsa de Nova York, em 2021, e já adquiriu três marcas, sendo uma delas a inglesa Somo Global, e as startups brasileiras iFood e QuintoAndar, ambas empresas-filhas da Unicamp, que são “unicórnio”, ou seja, possuem avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares.
Outro homenageado da noite foi Guilherme Afif Domingos, ex-assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, e por duas vezes presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo. Afif, que acumula outros cargos de destaque na sociedade civil organizada e no poder público, foi agraciado devido à sua relevante contribuição para o empreendedorismo no Brasil.