A presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, ao lado dos respectivos primeiro e segundo vice-presidentes da entidade, Guilherme Campos Junior – também diretor do Sebrae São Paulo – e Zulmiro José Furlan, recebeu autoridades e os membros da diretoria da Associação na tarde desta quinta-feira (02), no restaurante Esquinica, para a comemoração dos 101 anos da instituição, completados em 21 de novembro.
Adriana Flosi, que é também secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, ressaltou a importância das iniciativas do poder público e da sociedade civil organizada, como a ACIC, neste momento de retomada. “É um trabalho árduo mas, por meio do PAES estamos gerando resultados para as empresa e fomentando aquele que é o nosso principal objetivo, criar empregos. Não posso deixar de parabenizar também o nosso time da ACIC, que nos últimos dois anos superou inúmeros desafios e seguiu apresentando aos empreendedores as melhores soluções e estratégias para os seus negócios, como é a missão da nossa Associação”, afirmou Adriana.
O prefeito de Campinas Dário Saadi prestigiou o evento e apresentou aos aproximadamente 40 empresários presentes um balanço das 19 ações divididas em cinco eixos do Programa de Ativação Econômica e Social (PAES). De acordo com Dário, as demandas dos setores foram ouvidas e, graças à atuação da Câmara Municipal, foi possível investir e desburocratizar diversos processos para melhorar o ambiente de negócios.
Dário Saadi destacou o desempenho do município frente à imunização da população contra a Covid-19, o que projetou a cidade como um exemplo para o País. “Mesmo com os desafios enfrentados no período mais crítico da pandemia, na segunda onda, não houve falta de atendimento a nenhum paciente. Atualmente, 95% da população com mais de 18 anos já estão vacinados contra a Covid-19”, disse.
Dentre as ações do PAES, o prefeito lembrou, por exemplo, da Lei da Inovação e salientou o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para a sua efetivação, o que projeta Campinas como a primeira cidade do Brasil a se adequar ao Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador (Lei Federal 182/ 2021, de 1º de junho de 2021), com o objetivo de atrair mais startups e investimentos relativos à inovação e tecnologia para Campinas e ampliar o segmento em 30% até 2023.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos Silva, também esteve presente e agradeceu aos empresários por sua colaboração para a pujança e o desenvolvimento de Campinas. A solenidade contou ainda com a presença dos secretários municipais Aderval Fernandes Júnior (Chefia de Gabinete do Prefeito), Aurílio Sérgio Costa Caiado (Finanças) e Peter Panutto (Justiça), além do presidente da SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), Manuelito Pereira Magalhães Júnior.
Sobre o PAES
O PAES foi lançado em julho de 2021 com 19 ações para a retomada econômica com previsão de investimentos de R$ 4 bilhões e geração de 20 mil empregos.
A previsão de investimentos em todas essas frentes é de R$ 4 bilhões com um impacto estimado na geração de empregos de 20 mil novas vagas.