Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIF e Prefeitura estudam bolsão de veículos na Francana

Notícias 17 de outubro de 2013

Local é avaliado para abrigar estacionamento durante abertura do comércio em horário especial neste fim de ano

Na manhã chuvosa desta quinta-feira, o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) José Alexandre Carmo Jorge, se reuniu com representantes da Prefeitura e da Associação Atlética Francana, para fazer uma inspeção no estádio “Nhô Chico”. Estuda-se a possibilidade de implantar no local um bolsão de veículos para ampliar as vagas de estacionamento no Centro da cidade, principalmente nesta época de fim de ano quando o comércio abre em horário especial. 

Participaram do encontro o secretário de Segurança e Cidadania Sérgio Buranelli, o assessor especial de comunicação da Prefeitura Marcelo Facuri, o assessor Legislativo do prefeito Edvaldo Costa, o presidente da Francana Fahim Youssef Issa Neto e o consultor da ACIF Paulo Zamikhowsky. Da Secretaria de Desenvolvimento estavam Luiz Antônio Cintra Filho e um técnico que iniciou a avaliação do local. 

Durante quase duas horas de conversa, várias sugestões foram apresentadas e uma série de ações devem ser feitas: apuração das condições de segurança de tráfego - para entrada e saída de carros, avaliação da estrutura das marquises e a criação de um transporte especial – vans transportando os usuários do estacionamento até a praça central. 

Segundo a Prefeitura, engenheiros da Secretaria de Planejamento Urbano vão avaliar as condições do frontão e da arquibancada coberta existente na entrada principal do campo. A Francana é a proprietária da área, tombada pelo patrimônio histórico. Um laudo será encaminhado ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico que precisa autorizar eventuais restaurações. Para o estacionamento funcionar será necessário ainda colocar pedriscos no campo. 

Já a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania vai apurar as condições de tráfego nas ruas Simão Caleiro e Frederico Ozanan para determinar os pontos mais seguros para os fluxos de carros e pessoas. “A rua Simão Caleiro é via de mão dupla, neste trecho, e precisamos avaliar os impactos de entradas e saídas constantes de carros”, explicou Buranelli. 

Ficou a cargo da ACIF levantar os custos e analisar a viabilidade de colocar à disposição dos consumidores um serviço de transporte da Francana à Praça da Catedral. A Entidade também sugere a criação de preços especiais para comerciantes e funcionários das lojas estacionarem no local. 

Outro pedido do presidente José Alexandre é a liberação para estacionamento nas ruas onde houve cortes, em horários alternativos, das 17h às 10h. “A partir do dia 6 de dezembro, com a chegada do Natal, o comércio passa a funcionar em horário especial. A ACIF não mede esforços para fomentar as vendas e garantir ao consumidor conforto e tranquilidade na hora da compra”, disse José Alexandre. 

De acordo com Facuri, a proposta inicial é de convidar a Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania), que opera a área azul, para gerenciar o “futuro bolsão”. 

A ACIF é parceira da Prefeitura no estudo que avalia ações de revitalização dos corredores comerciais, que incluem, além das praças e entornos centrais, pontos de concentração de consumidores nas principais regiões da cidade.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE